Conquista das Promessas de Deus


Texto: Gn 17.1-5

Introdução: Vinte e quatro anos depois do chamado (Gn 12.4) Deus exorta Abrão a tomar posição para que a promessa se cumprisse. Foi um tempo em que Deus o estava preparando para deixar de ser Abrão (pai exaltado) para ser Abraão (pai de numerosas nações). O caminho foi longo, mais Abraão chegou lá! Olhando para o histórico dele e de muitos outros “heróis da fé”, podemos aprender o caminho da conquista.

TRILHANDO O CAMINHO DA CONQUISTA: 
Vemos na história de Abraão, que alguns detalhes importantes, implícitos ou explícitos, podem nos ajudar na rota da conquista da promessa e do êxito na caminhada com o Senhor.

1- SANTIDADE: Santo é o separado para o Senhor. Separado do mundo, da carne, do pecado para estar e viver com Deus e para Deus. Ninguém anda no caminho da conquista da promessa de Deus sem santidade. Quem está apegado ao mundo, à carne e ao pecado não agrada a Deus e, conseqüentemente, não anda com Ele.

2- FIDELIDADE: Ela é a base da nossa aliança com Deus. O infiel não está em aliança com Deus e, logicamente, não conseguirá trilhar o caminho da conquista das promessas. Precisamos ser fiéis em todas as nossas alianças: com Deus, com o cônjuge, com a família, com a Igreja, com os líderes e liderados. Fidelidade é uma jóia que adorna o caráter de quem é santo.

3- DETERMINAÇÃO E PERSEVERANÇA: Abraão era determinado, o que fazia dele um homem perseverante. Ele levou vinte e cinco anos para ver a promessa materializada. Quem é santo e fiel, precisa ser determinado e perseverante; se não, jamais chegará à conquista da promessa. Geralmente, as adversidades que encontramos no caminho servem para sermos testados na determinação e na perseverança. É preciso rejeitar em nossas vidas toda procrastinação, inadimplência, omissão, desânimo, para não sermos paralisados, nem desviados, no caminho da conquista. Só os que perseveram e determinam conquistar a promessa, conquistarão!

4- LIBERTAÇÃO E CURA: Sem libertação e cura torna-se difícil manter-se santo, fiel, determinado e perseverante. Muitas vezes é no próprio processo ou caminho da conquista que Deus vai nos libertar e curar. São caminhos de confrontos, renúncias e morte, mas, por isso, são também de cura e libertação. São muitas vezes caminhos de dores e lágrimas, mas também são caminhos que nos trazem alegria, paz e conquistas sobrenaturais. Muito lixo da nossa alma, Deus arranca no caminho da conquista. Vaidade, soberba, orgulho, vingança, amargura, ódio são alguns dos lixos que são deixados para trás, no caminho da conquista das promessas de Deus. Se nos abrimos para Deus no processo, Ele nos limpa de todo lixo e ficamos livres e curados.

5- SONHOS DE DEUS NO CORAÇÃO: Sem os sonhos de Deus no coração, nossos pés ficam vacilantes, desistidos e imobilizados no caminho da conquista. A promessa de Deus precisa ser um sonho de Deus a ser alcançado por nós. Os sonhos de Deus nos impulsionam no caminho. Quem ousa sonhar os sonhos de Deus caminham e conquistam as promessas. Os sonhos de Deus, plantados em nossos corações, têm o poder de nos fazer superar os obstáculos e limitações pessoais, pois nos estimulam a buscar a provisão no sobrenatural de Deus. Eles nos impulsionam para frente, para o alvo.
No entanto, todo sonho precisa ser bem administrado, para se tornar uma realidade. Para isso, precisamos traduzir nossos sonhos em projetos de conquista e estes, em metas a serem alcançadas. Se não traçarmos os projetos de operacionalização dos sonhos, eles se tornarão uma utopia. Nossos sonhos precisam ser traduzidos por metas a serem alcançadas. Precisamos determinar o que queremos, de que modo e em quanto tempo. Quem traça metas e as persegue se torna um conquistador de muito êxito. Sonhadores com metas se tornam frutíferos conquistadores de êxito. Sonhadores sem metas se tornam frustrados, insatisfeitos e infrutíferos.

Conclusão: Deus quer nos colocar no lugar da conquista e do êxito. Ele quer que todas as Suas promessas se tornem realidade palpável em nossas vidas, porém precisamos ser transicionados para o caminho da conquista. Precisamos ousar sonhar e conquistar os sonhos de Deus, como santos, fiéis, determinados e perseverantes, cujas vidas estão libertas e curadas pelo Senhor Todo-Poderoso. Vá aos pés do Senhor e ajuste-se diante d'Ele, segundo o que vimos na vida de Abraão, e caminhe em direção à conquista das promessas.