Mensagen na Garrafa

Sri Lanca é uma ilha mágica chamada por isso de “pequeno paraíso”. Creio que muitos de nós já sonharam estar num lugar assim, deitado numa rede, à sombra de coqueiros, sorvendo água de coco... Sem fazer nada, simplesmente desfrutando da quietude do lugar na companhia de alguém que se ama, não é mesmo?

Esta é exatamente a imagem que nos passam os agentes de viagens e também o motivo que traz muita gente ao país. Mas as ilhas também nos lembram aquelas terríveis estórias de náufragos, que por força de circunstâncias, aportaram em terras estranhas, onde sobreviver é a palavra de ordem.

Sri Lanka é uma ilha perdida no Oceano Índico, repleta de náufragos, na verdade mais de dezoito milhões, que apesar do tempo, ainda não pereceram. Insistem em sobreviver; em mandar as suas mensagens de SOS em garrafas lançadas ao mar, à espera que alguém as encontre e envie o tão esperado socorro. Seus gritos já não são ouvidos mais. Há muito se perderam ao vento, ou pelo menos se misturaram ao som ensurdecedor que as ondas produzem, batendo nos rochedos. Ninguém vai ouvi-los. As garrafas são a última esperança.

Enquanto isso, do outro lado do oceano, uma multidão de veranistas disputa alegremente os melhores lugares na praia. Querem aproveitar ao máximo aquele lindo e ensolarado dia. Estendem as suas toalhas; espalham uniformemente pelo corpo o protetor solar de boa qualidade, relaxam em confortáveis cadeiras de lona listrada, respiram fundo: Ah! Isto é que é viver! Pensam.

Uma daquelas garrafas se aproxima lançada pela onda revolta, rola pela areia de um lado para o outro, num último esforço. O casco arranhado e vencida pela longa viagem e cansaço, fica ali pelo caminho. É recolhida por uma criança que alegremente a conduz até o pai, interrompendo assim, o jogo de futebol. “Veja papai, é uma garrafa; e parece que tem algo dentro. Acho que é um papel. Quem sabe não é uma mensagem de alguém, um pedido de socorro” – Diz a criança, lembrando-se assim das histórias e filmes sobre o tema. O pai sorri meio impaciente; retira o papel de dentro dela. Depois diz taxativo que aquilo não passa de uma brincadeira. ”Peripécia de alguém que não tem algo mais importante para fazer” – explica rapidamente, na ânsia de se ver logo livre do garoto e poder voltar ao jogo. Lança a garrafa de volta ao mar. “Náufragos! Era só o que me faltava!” Como dizia o poeta: “Morreu na contramão, atrapalhando o tráfego”. (Extraído de Sri Lanka, Uma Gota no Oceano)

Em nossa jornada diária encontramos muitas garrafas pelo caminho vindas dos escombros de Porto Príncipe, das ruas atormentadas de Bagdá ou Cabul, das igrejas cristãs subterrâneas do mundo Islâmico, das favelas de Nova Iorque ou do Rio de Janeiro, das crianças exploradas de Calcutá ou Bangcoc, entre muitas outras. Todas elas trazem uma mensagem dentro. O problema é que muitas vezes não temos tempo para abri-las e ler seu conteúdo, prestando o devido socorro. A correria do dia a dia, as muitas ocupações, a falta de interesse, o individualismo, os nossos próprios problemas, que já são muitos, nos impedem de exercer esse precioso ministério: Decifrador de Mensagens de Garrafas.

Lembro-me da história de um garoto caminhando na praia. Encontrando centenas de estrelas do mar morrendo sob o calor do sol causticante, ele começou a lançá-las de volta ao mar. Um transeunte perguntou, “O que você está fazendo?” “Salvando as suas vidas” respondeu o garoto. “Esqueça isso,” disse o homem ”Você não poderá salvar todas essas estrelas do mar.” “Certo” respondeu o garoto, “mas isso faz uma grande diferença para cada uma que eu salvo.” (Extraído de Nosso Pão Diário).

A tarefa missionária é tão grande que corremos o risco de desanimar diante do desafio. Quase sempre pensamos: “Eu não posso fazer tudo”. É verdade, certamente você não pode, mas também não pode não fazer nada. FAÇA!

QUEM SOMOS?

Quem Somos
Nossa identidade
Nossa identidade: Quem nós somos?

NÓS NÃO SOMOS A VERDADE. Infelizmente estamos nesse bolo de facção. Mas oramos e não concordamos com este fato. A diferença é que, estamos descontentes com este fato, não concordamos com a realidade atual e abominamos todo o tipo de facção. Não temos mais luz que os outros irmãos.

Efésios 1:3-14, 2:11-22
NOSSA IDENTIDADE:
a) QUEM NÓS SOMOS?
b) ONDE ESTAMOS?
c) PORQUE NÃO TEMOS UM NOME?

QUEM NÓS SOMOS?

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:
* Não somos uma denominação
* Não pertencemos a nenhuma denominação
* Não queremos ser uma denominação
* E pela graça de Deus, nunca seremos!
* A divisão atual da Igreja é uma contradição absoluta sobre a revelação de Deus. É um anti-testemunho no mundo.

O SIGNIFICADO DA PALAVRA DENOMINAÇÃO:
* Denominar é: colocar um nome em; ou nomear (dicionário Aurélio)
* Ou seja: a denominação é a oficialização da divisão.

NÓS NÃO SOMOS A VERDADE.
Infelizmente estamos nesse bolo de facção. Mas oramos e não concordamos com este fato. A diferença é que, estamos descontentes com este fato, não concordamos com a realidade atual e abominamos todo o tipo de facção. Não temos mais luz que os outros irmãos.

DEUS QUER QUE A IGREJA SEJA:
* UMA
* SANTA
* EDIFICADA SOBRE O FUNDAMENTO DOS ASPÓSTOLOS

3. TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE A IGREJA: Uma, Santa e Apostólica.
* A IGREJA TEM QUE SER UMA POR QUE CRISTO É UM
* A IGREJA TEM QUE SER SANTA POR QUE CRISTO É SANTO
* A IGREJA TEM QUE ESTAR FIRMADA SOBRE O FUNDAMENTO DOS APÓSTOLOS. At.2:42/Ef.2:19-22

HOJE

* A IGREJA NÃO É UMA. Há muita desconfiança e individualidade.
* A IGREJA NÃO É SANTA. Porque há muita carnalidade e imoralidade.
* A IGREJA NÃO É APOSTÓLICA. Porque tem muita doutrina, crenças e práticas que são contrárias aos ensinos Apostólicos. A única fonte que a Igreja tem para guiar-se em tudo que faz é a Palavra de Deus. Às vezes, temos a tentação de realizar, falar ou cantar algo para o qual não encontramos base bíblica na Palavra de Deus. E, muitos agindo assim, dizem que o fazem na direção de Deus. Mas, na verdade, quando não andamos de acordo com a Palavra, estamos andando por nós mesmos e não pela voz de Deus. A Palavra é fundamento sólido para o mover profético na Igreja. Toda prática mesmo que em parte vá de encontro com a Palavra de Deus é a base para heresia. Todas as grandes heresias na história da Igreja tiveram seu início não com grandes distorções, mas com pequenas práticas não fundamentadas na Palavra.

5. QUEM NÓS SOMOS? O QUE É A IGREJA?
* A Igreja é aquela parte da humanidade que está em Cristo. É aquela parte que se uniu a Cristo, cabeça da Igreja, e não a igreja.
* Igreja é o Reino de Deus sobre a Terra.
* Não somos evangélicos. Somos cristãos.
* SOMOS DISCÍPULOS DE JESUS – 256 vezes aparece este termo na bíblia.
* Somos filhos de Deus – RM.8:29 – Muitos filhos.
* Na cidade de Americana-SP, há uma só Igreja e muitas congregações.
* A Igreja não é uma organização. Deve sim ser organizada pelo o auxilio de todas as juntas através dos relacionamentos.
* Não é uma instituição Humana, mas sim divina.
* Igreja é uma família. Comunhão.
* Igreja é Cristo. É ósculo santo, abraço.
* Igreja é o Reino de Deus sobre a Terra.
* Não somos comunidade. Vivemos em…
* Somos parte da Igreja de Jesus que se reúne na cidade de Americana_SP.

6. O PROPÓSITO ETERNO DE DEUS.
* Deus quer ter uma família – essa é a sua visão. Deve ser nossa também.
* Mas não é uma visão exclusiva nossa, é a visão do reino.
* Nós não somos o centro. Nós fomos incluídos no propósito Eterno para exaltar a pessoa de Jesus – Rm.11:36.
* Deus quer ter uma família, e não muitas famílias.
* Deus quer uma Igreja e não muitas Igrejas.
* A Igreja tem que chegar a ser um só corpo e não vários corpos.
* Somos vários membros ou vários corpos hoje?

Obs.: somos muitos e diferentes, porém um só. Temos diferentes dons, mas somos um.
* Viver a visão é viver Jesus.
* Viver a visão é praticar aquilo que cremos.

ANOTAÇÕES PRÁTICAS PARA AJUDA DO ESTUDO ACIMA:
* Paulo investiu 3 anos de ensino em Éfeso – Atos 19:8-11,20 – 20:17-20,25,31
* Ficou lá todos os dias fazendo discípulo em muitos creram
* Os judeus tinham a sua tradição sentiam-se cristãos de primeira categoria e desprezavam os gentios convertidos.
* Queriam impor os seus rituais e ordenanças = ameaças de divisão.
* Queriam formar duas Igrejas. Os judeus e os gentios.
* E nós = judeus/ e vós = os judeus
* Ef.2:11 – separados da comunidade de Israel
* V.13 – mas agora EM CRISTO.

* A parede de separação.
No templo de Jerusalém havia um pátio chamado átrio. Este pátio estava divido por uma parede de separação. A primeira parte chamava átrio dos gentios. Naquela parede havia uma porta e em cima da porta havia uma inscrição: qualquer gentio que ultrapassasse aquela porta seria apedrejado e morto. Os gentios eram chamados de prosélitos, eles podiam ficar só no primeiro pátio havia uma parede de separação. Os gentios estavam longes e os judeus ficavam perto do templo que significava a presença de Deus.

* Na morte de Cristo aquela parede de separação foi destruída, e no seu corpo Ele fez UM. Nos reconciliou com Deus no seu corpo.

* Acabou toda possibilidade de divisão!
A Igreja é edificada através de relacionamentos. Nosso relacionamento com Jesus e uns com os outros é uma prioridade “de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo o auxílio de toda junta, segunda a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor” – (Ef.4:16).

Cristo é e sempre será o centro de todas as coisas e é com esta motivação em nossos corações que a Igreja em Governador Valadares se reúne durante a semana nas casas para aprender dEle (Mt.11:28-30). No Sabado todos os pequenos grupos se reúnem ás 19:30 no colégio Nelson de Sena (centro), para celebrarmos juntos ao único que é digno, JESUS!

“Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à ser homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo…”. (Ef 4.13)
Hoje estamos experimentando esta realidade em nossas vidas, pois em 2008 estamos em processo de unidade. Dois grupos que entenderam que estavam cometendo o pecado da divisão, e se arrependerem e estão tomando atitudes praticas. Já estamos nos reunindo juntos e vivendo como um só corpo.
Se quiser saber noticias sobre esta benção nos procure que teremos prazer em compartilhar com você.