MONTE CARMELO ISRAEL


Monte Carmelo é uma montanha na costa de Israel com vista para o Mar Mediterrâneo. O seu nome (Karmel) significa "jardim" ou "campo fértil". A grande cidade israelita de Haifa localiza-se parcialmente sobre o Monte Carmelo, além de algumas outras cidades, mas mais pequenas, como Nesher e Tirat Hakarmel.




Este trata-se do local onde se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. Foi no Monte Carmelo que Elias provou aos homens que o Deus de Israel era o verdadeiro Deus, e não Baal.



 Outros usos do nome...

"Uma montanha que nos fornece notável e característica feição de Canaã. O Monte Carmelo é formado de pedra calcaria dura, abundante em cavernas. O Monte Carmelo é, para nós, muito interesante pela sua conexão com a História dos dois grandes profetas de Israel: Elias e Eliseu. Foi ali que Elias desconcertou os profetas Baal, levando de novo o povo de Israel à obediência ao Senhor. Foi também no Monte Carmelo que Elias fez descer fogo do céu, que consumiu por duas vezes os cinqüenta soldados com o seu capitão, que o Rei Acazias tinha mandado ali para prender o profeta, em virtude ter este feito parar os seus mensageiros que iam consultar Baal: Zebube, deus de Ecrom." (2 reis 1.9 a 15)