A Quebra de Maldições é Bíblica?

Uma das tendências do movimento de 'Batalha Espiritual' é adicionar à obra de Cristo uma complementação feita por peritos em maldições. É ensinada claramente a necessidade de se quebrar as maldições hereditárias e de se anular compromissos que ficaram pendentes com o diabo, mesmo após a pessoa ter sido convertida a Cristo. Ensina-se que herdamos as maldições que acompanharam nossos antepassados, por causa de seus pecados e pactos demoníacos, e que precisamos anulá-las.

Êxodo 20 e Ezequiel 18


Geralmente o texto usado para defender este ponto é Êxodo 20.5, em que Deus ameaça visitar a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que o aborrecem. Entretanto, ensinar que Deus faz cair sobre os filhos as conseqüências dos pecados dos pais, é só metade da verdade revelada.

A Escritura nos diz igualmente que se um filho de pai idólatra e adúltero vir as obras más de seu pai, temer a Deus e andar em seus caminhos, nada do que o pai fez virá a cair sobre ele. A conversão e o arrependimento individuais "quebram", na existência das pessoas, a "maldição hereditária" (um efeito somente possível por causa da obra de Cristo). Este foi o ponto enfatizado pelo profeta Ezequiel em sua pregação ao povo de Israel da época (leia cuidadosamente Ezequiel 18). A nação de Israel havia sido levada em cativeiro para a Babilônia, e os judeus cativos se queixavam de Deus dizendo "Os pais comeram uvas verdes e os dentes dos filhos é que se embotaram...” (Ez 18.2b) - ou seja, "nossos pais pecaram, e nós é que sofremos as conseqüências". Eles estavam transferindo para seus pais a responsabilidade pelo castigo divino que lhes sobreveio, que foi o desterro para a terra dos caldeus. Achavam que era injusto que estivessem pagando pelo pecado de idolatria dos seus pais. Usavam um provérbio da época, que nos nossos dias seria mais ou menos assim: "Nossos pais comeram a feijoada, mas nós é que tivemos a dor de barriga...”.

Através do profeta Ezequiel, Deus os repreendeu, afirmando que a responsabilidade moral é pessoal e individual diante dele: "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai... " (Ez 18.4b, 20). E que pela conversão e por uma vida reta, o indivíduo está livre da "maldição" dos pecados de seus antepassados (ver 18.14-19). Esta passagem é muito importante, pois nos mostra de que maneira o próprio Deus interpreta (através de Ezequiel) o significado de Êxodo 20.5. Ou seja, o segundo mandamento prevê a visitação do juízo divino sobre os descendentes de homens ímpios, descendentes estes que aborrecem a Deus como seus pais. Várias passagens no próprio Pentateuco deixam claro que a retribuição divina sobre os filhos dos que aborrecem a Deus é descontinuada a partir do momento em que estes filhos se arrependem de seus próprios pecados, e os confessam a Deus, confessando igualmente os pecados de seus pais, como Levítico 26.39-42.

Encontramos a mesma idéia em Nm. 14.13-34. Nesta passagem vemos claramente como a misericórdia e a longanimidade de Deus atuam em conjunto com sua justa ira contra os rebeldes e pecadores. Após a revolta do povo de Israel contra Deus, inflamados pelo relato desanimador dos dez espias incrédulos, o Senhor Deus condenou aquela geração incrédula a perecer no deserto. Seus filhos haveriam de levar sobre si as infidelidades de seus pais, até que estes morressem (v.33), após o que, os filhos entrariam na terra (v. 31). Aplicando aos nossos dias, fica evidente que o crente verdadeiro já rompeu com seu passado e com as implicações espirituais dos pecados dos seus antepassados, quando, arrependido, veio a Cristo em fé.

PORQUE DEVO DIZIMAR?

Esta sem duvida nenhuma é a área que muito  fala ao coração de vários crentes.É também um assunto na muito abordado, mas é de tremenda importância para vida da Igreja.Muitas pessoas tem problemas sérios na área financeira por não contribuir ou contribuir de maneira errada Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar tem dificuldade para receber.
 A Palavra de Deus diz :"Coisa mais bem aventurada é dar do que receber "  At 20:35
Nós precisamos entender que nosso compromisso com o corpo (irmãos em Cristo) também é um compromisso financeiro .Existem ainda muitos enfoques errados sobre esse assunto e muito que ainda precisa ser restaurado. Uns pecam pelo excesso, outros pelo descaso, outros pela ganância, etc.
 Vamos a este assunto que certamente irá te abençoa
Dízimos
O que é dizimo?
O conceito é simples: décima parte ou 10 %
Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte ( ou seja  10 % ) de tudo que ele nos dá.
Por que Deus quer 10 por cento?
1) Porque Ele é misericordioso e bom .
De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro?  (do Senhor)
De que é o mundo e tudo que nele há? (do Senhor)
Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10 % do que recebemos.
2) Quer produzir em nós fé e obediência
Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros.
Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.
O que diz a bíblia?
Dt 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo."
Lv 27:30 "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor."
O dízimo pertence ao Senhor , é propriedade dele. Não nossa.
( Este é um conceito fundamental.)
O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor. São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. (  É  Dele  )
Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. ( é propriedade dele )
Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda. Pv 3:9
Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. ( Estão sendo infiéis e desobedientes )
Ex.: Este conceito estava presente estava presente desde a criação o mundo, no jardim do Éden  ( Adão , Eva e a Árvore ). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.
Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor.
Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus.
 Ml 3:8-9 "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda."
Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmos. Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia.Não dá porque nunca sobra. ( mas não é para dar a sobra )Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. ( mas se continuar a roubar a  Deus vai continuar assim ).Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira.Mas existe um princípio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados.
Ml 3:10-11 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."Sempre que obedecemos um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que:
Abrirá as janelas do céu.
Repreenderá o devorador.
Fará nossa terra dar frutos.
Isto é conseqüência de fé e obediência.
Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos
O texto diz "minha casa"
Qual é a casa de Deus ?
- A Igreja.
- Casa do tesouro ( Cristo é o tesouro )
Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade específica:
 Era para sustento dos levitas : Povo que cuidava da casa de Deus.
Dt 26:12
Nm 18:21
Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel. Os levitas não receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles.
 Por isso Deus reverteu os dízimos para eles.
O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbíteros e diáconos que governam e administram a igreja.Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte.O dízimo é para sustento dos obreiros. ( pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus )
Alguns dizem: " Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar " Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança (embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação ) , mas o dízimo existe muito antes da lei.
O conceito de dízimo não vem da lei.
Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden ( fidelidade ) .Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. ( figura de Jesus )
Gn 14:18-20
Melquizedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão. Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. ( reverência ).Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente.Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus.   Gn 28:22. A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.
Ofertas
Ofertar é dar.
Na bíblia o seu conceito está ligado a idéia de sacrifício. È dar algo que nos custe, que é valioso para nós.II Sm 24:22-24 "Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata." Não devemos ofertar ao senhor algo que não custe nada para nós.
Na bíblia encontramos vários tipos de ofertas:
Queimada
Pelo pecado
Pacífica
Movida
De libação
De ação de graças
De incenso
Dos primeiros frutos
Pelo ciúme
Para Redenção
Ex.: Lv 6:24-30. Estas ofertas ou sacrifícios eram requeridas com muitas exigências e sempre visavam a obtenção de uma dádiva perdoadora.
Não era qualquer tipo de oferta
Nem todos podiam ofertar
Só o sumo sacerdote ofertava e através dele o perdão era concedido ao povo.Todas as bênçãos, redenção, perdão de pecados, nós já possuímos em Cisto. Por isso todos estes tipos de ofertas e sacrifícios foram abolidos pela obra de Jesus na cruz. Todo ritual religioso judaico foi abolido por Jesus.Haviam porém dois tipos de ofertas entre o povo de Deus que não estavam associadas a obtenção de alguma benção, ou perdão de pecados, nem a um ritual religioso, mas sim ao princípio de dar, de contribuir. Por isso não foram abolidas e são referenciadas no Novo testamento, praticadas pelos discípulos da Igreja primitiva e usadas até hoje.
A MANEIRA CERTA DE DIZIMAR
1. Onde? Devemos dar nossos dízimos e ofertas aonde? "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro", (Malaquias 3:10). A casa do tesouro no Velho Testamento foi o templo, no Novo Testamento é a igreja do Senhor Jesus Cristo. A igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo é autorizada para fazer seu trabalho agora neste mundo. Devemos dar nossos dízimos e ofertas à igreja onde somos membros. Nenhum crente tem direito para dar seus dízimos e ofertas para quem quiser, nem usá-los na maneira que acha certa. O dízimo é do Senhor! Devemos dá-los a nossa igreja e a igreja toda decide o que fará com eles conforme à Palavra de Deus.
2. Porque? Porque devemos dizimar? "Para que haja mantimento na minha casa", (Malaquias 3:10). Manter, cuidar, e sustentar o trabalho de Deus custa dinheiro! Alguém tem que pagar as despesas da obra de Deus. É a responsabilidade de cada membro da igreja ser fiel nisto. Não devemos deixar os outros pagar as despesas da nossa igreja sozinhos. A pessoa que só fica em casa comendo, dormindo e fazendo nada para ajudar pagar as despesas de casa (que pode trabalhar) é irresponsável, preguiçosa, e desonesta. Muitos crentes estão fazendo isto na igreja! A Palavra de Deus diz também, "Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, nega a fé, e é pior do que o infiel", (I Timóteo 5:18). É a verdade do crente também que não dá os seus dízimos a sua igreja para cuidar a obra de Deus!
3. Quem? Quem deve dizimar? "Cada um de vós", (I Coríntios 16:2). É a responsabilidade de cada membro da igreja dar os dízimos e ofertas. Não devemos pedir nem esperar o mundo manter nossa igreja! Toda pessoa que ganha dinheiro deve dizimar. Se todo membro da igreja dizimar, a igreja poderia fazer muito mais pelo Senhor!
4. Quando. "O primeiro dia da semana", (I Coríntios 16:2). Não significa que temos que dar todos os domingos se não ganharmos dinheiro todas as semanas. Paulo fala que devemos dizimar com regularidade e fidelidade. Devemos dar o dízimo cada vez que ganhamos dinheiro, não somente quando quisermos. Devemos dar somente a sobra, somente que não queremos nem precisamos? Não! Davi o Rei disse, "Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada", (II Samuel 24:24). Devemos dar a Deus as primeiras coisas primeiro.
CONCLUSÃO
"Deus ama ao dá com alegria, mas não com tristeza nem por necessidade", (II Coríntios 9:7). Jesus Cristo disse, "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber," (Atos 20:35). A habilidade de dar os dízimos e ofertas é pela graça, (II Coríntios 8:7). Como é que é pela graça então? Porque foi Deus que nos deu a saúde, a oportunidade, e a capacidade mental para trabalhar e ganhar dinheiro. Devemos tudo a Ele! Jesus falou, "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, Quem não me ama não guarda as minhas palavras", (João 14:15, 23-24).
Seja fiel meu irmão. Este estudo é feito com a intenção de te abençoar.
                                                   
                                                                         

ESBOÇO DA LIÇÃO 3 FAMÍLIA CRISTÃ

“A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO FAMILIAR RESPONSÁVEL”

INTRODUÇÃO
- Professor(a), nessa lição você alertará os jovens a se planejarem para o futuro lar e alertará aos pais a conduzirem seus filhos nessa direção.
“sem depender de terceiros”, sem depender de pessoas para ajudar a criar os filhos por falta de tempo ou recurso dos pais.
“caridade pública”, se refere à ajuda do governo com os programas sociais como “bolsa família”.
- “negligenciar etapas”, pensar somente em uma parte, se esquecendo de que existem outras, que se forem deixarão o processo incompleto.

            1. PROJETANDO A FAMÍLIA
            - “maneira de pensar mundana”, o mundo tem uma forma de agir baseada nos interesses individuais, no bem estar imediato e materialista.

1.1. Quanto ao desejo
- “filhos cresçam para educá-los”, dentro de planejamento familiar é bom lembrar que criar os filhos deve ser uma preocupação desde antes deles nascerem. Os pais devem se preparar para essa atividade, além da Bíblia também devem procurar literaturas e até cursos para educar os filhos.
“Pais invistam nas...”, segue uma série de itens em que os pais devem investir, na verdade devem ensinar os seus filhos a valorizarem estas coisas. Atualmente a sociedade ensina valores completamente diferentes desses mencionados aqui.
“estabilidade econômica”, anualmente existem milhares de novas famílias constituídas sem a devida preparação financeira, são jovens que largam a escola, decidem trabalhar e se casam, ou moças que engravidam na fase do namoro e procuram logo se casarem. Dessas uniões prematuras surgirão filhos que terão pouquíssimas chances de conseguir acesso à boa educação e saúde.
- “contaminados por relacionamentos”, comente que existem muitos jovens filhos de crentes que se envolvem em diversos namoros, de forma que quando conhecem a pessoa certa, com quem desejam casar-se e constituir família, ficam sempre as lembranças do passado, onde o inimigo explora ao máximo com ciladas usando fofocas para tentar lançar ciúmes e brigas a fim de separar o casal. 
- “incontinência sexual”, é a falta de controle sexual, onde o jovem começa o namoro até bem, mas depois vão cessando a oração e a frequência na igreja, o namoro vai ficando mais intimo até a consumação do ato sexual propriamente dito.

1.2. Quanto ao tipo
“conceber em suas mentes”, meditarem, planejarem ou simplesmente pensarem a respeito para terem uma noção de como eles querem ter suas famílias. Todo projeto surge primeiro na mente e depois é esboçado para então ser materializado com a prática.
“daquilo que se anela”, daquilo que se deseja , que se busca.
“fazer uma avaliação do que são”, é julgar a si mesmo em todos os aspectos, para saberem se podem arcar com aquilo que almejam. Devem analisar suas condições espirituais, educacionais e financeiras.
- “deve procurar um par”, Deus respeita as nossas escolhas, no entanto Ele nos avisa se houver perigo de dar errado no futuro, mas a escolha ainda é da pessoa, na fase do namoro o jovem deve analisar se a pessoa a ser escolhida tem as mesmas pretensões e valores, não se deve escolher pela aparência ou por um valor isolado que a pessoa apresenta hoje.

1.3. Quanto ao propósito
- “desígnios de Deus”, desígnios significa projeto, é o que Deus já projetou para as famílias. Não é predestinação fatalista, Deus respeita o livre arbítrio ainda que Ele já saiba de tudo que vai acontecer.
“subordinados ao de Deus”, os projetos de Deus são macroprojetos e os nossos são microprojetos, quando traçamos os nossos planos, devemos lembrar que Deus também traçou os dEle para nós, os nossos planos podem existir desde que não anulem os planos de Deus.
“Deus será com você”, o Senhor ajuda aqueles que tomam decisão, aqueles que se esforçam e colocam a mão no arado.
________________________________________
2. EDIFICANDO AS BASES PARA A FAMÍLIA
- “bases sólidas”, a base é o começo de uma construção, para que possamos conduzir nossa família na presença do Senhor e que as bênçãos do Senhor alcancem nossas gerações futuras, então devemos começar a edificar hoje.
- “qualquer que seja o caso”, nas diversas situações colocadas se entende que o ensinamento de Deus está estendido a todos, pois todos, seja sábio ou louco, simples ou doutor, precisam dos ensinamentos de Deus para edificar um lar.  

2.1. Organizar a vida para a formação da família
- “falhas de comportamento”, aquele pretende se casar deve analisar se a sua conduta poderá ser imitada por seus familiares em sua futura casa. Se a resposta for negativa então esse(a) irmão(ã) deve corrigir essas falhas de caráter.
- “reproduzidas pelos filhos”, os filhos são imitadores dos pais, se em um lar houver o costume de falar palavrões, os filhos falarão também, são raras as exceções acerca disso.
“descobrir porque acabou”, as situações adversas que ocorrem na nossa vida, ainda que dolorosas devem nos deixar pelo menos uma lição aprendida, para melhorar da próxima vez. Só os tolos não aprendem com suas próprias adversidades.

2.2. Criar e/ou reunir condições para a formação familiar
“pagarem as dívidas”, quando chega a parte das dívidas o casal descobre que o casamento é muito mais complicado do que parece. Recomende que o jovem casal ou noivos comecem a estudar “economia familiar”. Existem sites e livros especializados nessa área.
“modalidade de poupança”, é como um fundo de reserva familiar, nos países de primeiro mundo as famílias tem esse costume. No Brasil essa prático ocorre muito pouco na classe “c”, manter uma poupança não faz parte da nossa cultura, mas com esforço o casal consegue.
- Ter um dinheiro guardado é interessante para se aproveitar as oportunidades, exemplo: se algum conhecido compra um carro, mas suas dívidas não lhe permitem pagar as prestações, então ele resolve passar o financiamento e cobra um valor bem abaixo pelo que ele já pagou. Ou ainda, alguém compra móveis novos, mas a empresa o transfere de cidade e para onde ele vai já tem imóvel mobilhado, então ele vende tudo por valor bem abaixo do que comprou. Essas oportunidades e muitas outras acontecem o tempo todo e muitas vezes a pessoa está sem dinheiro e deixa passar.

2.3. Avaliar se o que foi e está sendo feito é bom o suficiente
- “avaliações constantes”, é cada um olhar para o seu planejamento familiar e analisar se pode melhorar, na criação dos filhos, no trato com o conjugue, no gerenciamento financeiro. Existem pessoas que passam a vida inteira tomando atitudes erradas, sem condições e nem interesse em mudar.
- Outra forma de análise do casal é pelo diálogo, às vezes o conjugue percebe algo errado, mas pela falta de diálogo o casal não toma nenhuma providência.
____________________________________
3. CAPACITANDO OS FILHOS PARA UMA VIDA COM PROPÓSITO
- Os devem passar desde cedo para seus filhos que existe um proposto divino para a família que está acima de todos os propósitos e projetos que abraçamos.

3.1. Através da educação espiritual e moral
- “pecaminosidade humana”, para que os filhos consigam se prevenir das armadilhas espirituais e saibam que a sociedade está mergulhada em corrupção.
“amor e na misericórdia de Deus”, um casal consegue facilmente passar para os filhos, através do exemplo e da orientação, o caráter do nosso Deus. Se o jovem casal forem verdadeiros servos do Senhor, então os filhos certamente absorverão esses conhecimentos e quando tiverem seus problemas na vida se lembrarão do Deus de seus pais.
- “caráter de Cristo”, os filhos devem ser instruídos acerca de Jesus e do seu sacrifício na cruz, quem Ele é, onde Ele está agora, o que está fazendo e o que Ele fará no futuro. Existem famílias cristãs onde os filhos não conhecem o plano da salvação.

3.2. Através da educação humana
- “vão legando”, vão deixando, se refere ao conhecimento que as geração adquirem e passam às outras através dos livros e documentos.
“permitindo...produção de bens necessários”, quer dizer que o aumento do conhecimento proporciona o surgimento de novas invenções que facilitam a vida humana.
“educação formal”, é aquela que se ensina nas escolas, regulada por currículos e avaliada por meio de provas.
“não é neutra”, o ensino formal é tendencioso para o ateísmo e racionalismo, nas escolas se ensina as teorias do Big Bang e da evolução das espécies.
“valores e princípios morais”, nas escolas não se consideram valores como a virgindade e em muitas delas se distribui camisinhas para que os jovens tenham sexo seguro.
“acompanhar de perto”, os pais devem estar sempre olhando o caderno dos filhos e conversando com eles para quando surgir essas ocasiões eles possam saber orientá-los.
“influenciados por eles”, para que os filhos possam ser influenciadores dos colegas da escola eles precisam de dois elemento fundamentais: conteúdo bíblico, pois ninguém pode falar daquilo que sabe muito pouco ou nada e convívio com os servos de Deus, pois o jovem se sentirá mais a vontade naquele grupo onde ele estiver acostumado a conviver.

3.3. Através da reunião de recursos materiais
- “dar a eles o suficiente”, talvez não precise ser dinheiro, mas pode ser imóvel por exemplo, pois nunca sabemos o dia de amanhã se será fácil adquirir uma casa.
___________________________
CONCLUSÃO
“etapas fundamentais”, não pularem nenhum processo, pois cada etapa nos carrega de experiência.
“ajudar a edificar”, pelo Espírito Santo é que somos edificados, mas o Espírito tem a sua espada e é necessário que saibamos manuseá-las.