PORQUE DEVO DIZIMAR?

Esta sem duvida nenhuma é a área que muito  fala ao coração de vários crentes.É também um assunto na muito abordado, mas é de tremenda importância para vida da Igreja.Muitas pessoas tem problemas sérios na área financeira por não contribuir ou contribuir de maneira errada Pessoas inconstantes em seus dízimos tendem a ser instáveis na sua vida financeira. Pessoas que tem dificuldade para dar tem dificuldade para receber.
 A Palavra de Deus diz :"Coisa mais bem aventurada é dar do que receber "  At 20:35
Nós precisamos entender que nosso compromisso com o corpo (irmãos em Cristo) também é um compromisso financeiro .Existem ainda muitos enfoques errados sobre esse assunto e muito que ainda precisa ser restaurado. Uns pecam pelo excesso, outros pelo descaso, outros pela ganância, etc.
 Vamos a este assunto que certamente irá te abençoa
Dízimos
O que é dizimo?
O conceito é simples: décima parte ou 10 %
Consiste em devolvermos ao Senhor a décima parte ( ou seja  10 % ) de tudo que ele nos dá.
Por que Deus quer 10 por cento?
1) Porque Ele é misericordioso e bom .
De quem é todo ouro, toda prata e todo dinheiro?  (do Senhor)
De que é o mundo e tudo que nele há? (do Senhor)
Nós plantamos, colhemos, trabalhamos, recebemos, vivemos e respiramos no mundo que é do Senhor. E ele só pede em troca 10 % do que recebemos.
2) Quer produzir em nós fé e obediência
Deus não precisa de dinheiro. Ele não precisa do nosso dinheiro. Mas quer que sejamos fiéis e obedientes, desprendidos do dinheiro e atentos as necessidades uns dos outros.
Para isso precisamos ter fé que Ele cuida de nós, depender Dele para nosso sustento. Precisamos saber que nosso sustento vem do Senhor e não do salário.
O que diz a bíblia?
Dt 14:22 "Certamente darás os dízimos de todo o produto da tua semente que cada ano se recolher do campo."
Lv 27:30 "Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor."
O dízimo pertence ao Senhor , é propriedade dele. Não nossa.
( Este é um conceito fundamental.)
O dízimo não é parte da nossa renda que damos ao Senhor. São os 10% pertencentes a Deus dentre tudo que Ele nos dá. (  É  Dele  )
Nós não damos o dízimo, nos devolvemos o dízimo ao Senhor. ( é propriedade dele )
Por isso não devemos retirar do que sobra e sim das primícias da nossa renda. Pv 3:9
Muitas pessoas que não devolvem o dízimo e retém para si, ou usam o dinheiro do dizimo para outras coisas, estão usando dinheiro do Senhor e não seu. ( Estão sendo infiéis e desobedientes )
Ex.: Este conceito estava presente estava presente desde a criação o mundo, no jardim do Éden  ( Adão , Eva e a Árvore ). Desobedecendo este principio eles trouxeram problemas para si e para toda humanidade.
Dar o dízimo é uma questão de fidelidade e obediência ao Senhor.
Quando não somos fiéis no dízimo e usamos o dinheiro que é do Senhor para outras coisas, estamos roubando a Deus.
 Ml 3:8-9 "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda."
Quando não damos o dízimo trazemos maldição para nós mesmos. Às vezes a pessoa não dá o dízimo e acaba gastando mais com farmácia.Não dá porque nunca sobra. ( mas não é para dar a sobra )Não dá porque está sempre em dificuldade financeira. ( mas se continuar a roubar a  Deus vai continuar assim ).Não estou dizendo que toda dificuldade financeira é proveniente da retenção do dízimo, ou que o dízimo é uma fórmula mágica para reverter qualquer crise financeira.Mas existe um princípio de fé e obediência por traz do dízimo que se seguirmos seremos abençoados.
Ml 3:10-11 "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança. Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos."Sempre que obedecemos um princípio de Deus nós somos abençoados; e nesse caso não é diferente. O Senhor diz que:
Abrirá as janelas do céu.
Repreenderá o devorador.
Fará nossa terra dar frutos.
Isto é conseqüência de fé e obediência.
Este texto também nos mostra para quem devemos entregar os dízimos
O texto diz "minha casa"
Qual é a casa de Deus ?
- A Igreja.
- Casa do tesouro ( Cristo é o tesouro )
Nós devolvemos os dízimos à Igreja, ou mais especificamente, aos homens que Deus colocou para governar a Igreja. Não vamos entrar aqui na questão de como os dízimos são aplicados. Mas vemos no V.T. que ele tinha uma finalidade específica:
 Era para sustento dos levitas : Povo que cuidava da casa de Deus.
Dt 26:12
Nm 18:21
Quando o povo de Israel chegou à terra prometida, foi feita uma divisão da terra entre as tribos de Israel. Os levitas não receberam nenhuma parte. Deus os separou para si. Eles só trabalhariam para o Senhor e o próprio Senhor cuidaria deles.
 Por isso Deus reverteu os dízimos para eles.
O povo de Israel é uma figura da Igreja; e os levitas representam as pessoas que servem na casa de Deus, ou seja, os presbíteros e diáconos que governam e administram a igreja.Vemos então que o dinheiro do dízimo não é para construção de templos, aquisição de bens para a igreja, reformas, campanhas, etc. Este dinheiro deve vir de outra fonte.O dízimo é para sustento dos obreiros. ( pessoas que se dedicam exclusivamente a obra de Deus )
Alguns dizem: " Esta coisa de dízimo vem da lei, e como estou livre da lei não preciso dar " Este é um grande engano, pois a lei estabelece o dízimo e o coloca como uma ordenança (embora ninguém deva dar o dízimo por obrigação ) , mas o dízimo existe muito antes da lei.
O conceito de dízimo não vem da lei.
Vimos que o princípio do dízimo já estava no Éden ( fidelidade ) .Vemos também que 700 anos antes da lei, Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a Melquizedeque, sacerdote do Deus Altíssimo. ( figura de Jesus )
Gn 14:18-20
Melquizedeque era rei, não precisava ser sustentado por Abraão. Abraão deu o dízimo num sinal de reconhecimento da soberania e autoridade de Melquizedeque. ( reverência ).Nem era uma exigência de Deus. Ele deu espontaneamente.Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e deu o dízimo quando teve a revelação da casa de Deus.   Gn 28:22. A lei regulamenta o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da lei.A graça sempre excede a lei, vai além. A velha aliança era baseada na lei de Moisés, mas a nova aliança é baseada na graça.
Ofertas
Ofertar é dar.
Na bíblia o seu conceito está ligado a idéia de sacrifício. È dar algo que nos custe, que é valioso para nós.II Sm 24:22-24 "Então disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei meu senhor o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos e os aparelhos dos bois para lenha. Tudo isto, ó rei, Araúna te oferece. Disse mais Araúna ao rei: O Senhor teu Deus tome prazer em ti. Mas o rei disse a Araúna: Não! antes to comprarei pelo seu valor, porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada. Comprou, pois, Davi a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata." Não devemos ofertar ao senhor algo que não custe nada para nós.
Na bíblia encontramos vários tipos de ofertas:
Queimada
Pelo pecado
Pacífica
Movida
De libação
De ação de graças
De incenso
Dos primeiros frutos
Pelo ciúme
Para Redenção
Ex.: Lv 6:24-30. Estas ofertas ou sacrifícios eram requeridas com muitas exigências e sempre visavam a obtenção de uma dádiva perdoadora.
Não era qualquer tipo de oferta
Nem todos podiam ofertar
Só o sumo sacerdote ofertava e através dele o perdão era concedido ao povo.Todas as bênçãos, redenção, perdão de pecados, nós já possuímos em Cisto. Por isso todos estes tipos de ofertas e sacrifícios foram abolidos pela obra de Jesus na cruz. Todo ritual religioso judaico foi abolido por Jesus.Haviam porém dois tipos de ofertas entre o povo de Deus que não estavam associadas a obtenção de alguma benção, ou perdão de pecados, nem a um ritual religioso, mas sim ao princípio de dar, de contribuir. Por isso não foram abolidas e são referenciadas no Novo testamento, praticadas pelos discípulos da Igreja primitiva e usadas até hoje.
A MANEIRA CERTA DE DIZIMAR
1. Onde? Devemos dar nossos dízimos e ofertas aonde? "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro", (Malaquias 3:10). A casa do tesouro no Velho Testamento foi o templo, no Novo Testamento é a igreja do Senhor Jesus Cristo. A igreja verdadeira do Senhor Jesus Cristo é autorizada para fazer seu trabalho agora neste mundo. Devemos dar nossos dízimos e ofertas à igreja onde somos membros. Nenhum crente tem direito para dar seus dízimos e ofertas para quem quiser, nem usá-los na maneira que acha certa. O dízimo é do Senhor! Devemos dá-los a nossa igreja e a igreja toda decide o que fará com eles conforme à Palavra de Deus.
2. Porque? Porque devemos dizimar? "Para que haja mantimento na minha casa", (Malaquias 3:10). Manter, cuidar, e sustentar o trabalho de Deus custa dinheiro! Alguém tem que pagar as despesas da obra de Deus. É a responsabilidade de cada membro da igreja ser fiel nisto. Não devemos deixar os outros pagar as despesas da nossa igreja sozinhos. A pessoa que só fica em casa comendo, dormindo e fazendo nada para ajudar pagar as despesas de casa (que pode trabalhar) é irresponsável, preguiçosa, e desonesta. Muitos crentes estão fazendo isto na igreja! A Palavra de Deus diz também, "Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, nega a fé, e é pior do que o infiel", (I Timóteo 5:18). É a verdade do crente também que não dá os seus dízimos a sua igreja para cuidar a obra de Deus!
3. Quem? Quem deve dizimar? "Cada um de vós", (I Coríntios 16:2). É a responsabilidade de cada membro da igreja dar os dízimos e ofertas. Não devemos pedir nem esperar o mundo manter nossa igreja! Toda pessoa que ganha dinheiro deve dizimar. Se todo membro da igreja dizimar, a igreja poderia fazer muito mais pelo Senhor!
4. Quando. "O primeiro dia da semana", (I Coríntios 16:2). Não significa que temos que dar todos os domingos se não ganharmos dinheiro todas as semanas. Paulo fala que devemos dizimar com regularidade e fidelidade. Devemos dar o dízimo cada vez que ganhamos dinheiro, não somente quando quisermos. Devemos dar somente a sobra, somente que não queremos nem precisamos? Não! Davi o Rei disse, "Não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que me não custem nada", (II Samuel 24:24). Devemos dar a Deus as primeiras coisas primeiro.
CONCLUSÃO
"Deus ama ao dá com alegria, mas não com tristeza nem por necessidade", (II Coríntios 9:7). Jesus Cristo disse, "Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber," (Atos 20:35). A habilidade de dar os dízimos e ofertas é pela graça, (II Coríntios 8:7). Como é que é pela graça então? Porque foi Deus que nos deu a saúde, a oportunidade, e a capacidade mental para trabalhar e ganhar dinheiro. Devemos tudo a Ele! Jesus falou, "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Se alguém me ama, guardará a minha palavra, Quem não me ama não guarda as minhas palavras", (João 14:15, 23-24).
Seja fiel meu irmão. Este estudo é feito com a intenção de te abençoar.