Por quanto tempo Jó sofreu?

Alguns acham que as provações de Jó duraram muitos anos, mas o livro de Jó não dá a entender um sofrimento tão prolongado.

A primeira fase das provações de Jó, a perda de familiares e de bens, parece ter sido bem rápida. Lemos: “Veio a ser o dia em que [os filhos e as filhas de Jó] comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão, o primogênito.” Jó recebeu uma sucessão de notícias de perdas — seu gado, seus jumentos, suas ovelhas, seus camelos e seus criados que cuidavam desses animais. Pelo visto, foi logo depois que Jó soube da morte de seus filhos e filhas, que “comiam e bebiam vinho na casa de seu irmão, o primogênito”. Parece que tudo isso aconteceu num só dia. — Jó 1:13-19.

A fase seguinte das provações de Jó deve ter levado mais tempo. Satanás afirmou a Jeová que Jó falharia se os sofrimentos o atingissem pessoalmente — seu próprio corpo. Jó foi então atacado por ‘um furúnculo maligno, desde a sola do pé até o alto da cabeça’. O alastramento desse mal por todo o corpo pode ter levado algum tempo. E provavelmente demorou algum tempo até que as notícias sobre “toda esta calamidade” chegassem aos seus falsos consoladores, que vieram visitá-lo. — Jó 2:3-11.

Elifaz era de Temã, na terra de Edom, e Zofar era de uma região no noroeste da Arábia. De modo que procediam de territórios não muito distantes de Jó, em Uz, que provavelmente ficava no norte da Arábia. Mas Bildade era suíta, e entende-se que seu povo vivia ao longo do Eufrates. Se nessa ocasião Bildade estivesse em sua terra, poderia ter levado semanas, ou meses, para que ouvisse falar da situação de Jó e viajasse para Uz. Naturalmente, é possível que os três estivessem relativamente perto de Jó, quando seus sofrimentos começaram. Seja como for, quando chegaram, os três companheiros de Jó “ficaram sentados com ele na terra por sete dias e sete noites”, sem falar nada. — Jó 2:12, 13.

Veio então a fase final das provações de Jó, cujos detalhes abrangem muitos capítulos do livro. Houve uma série de debates, ou discursos, por parte desses supostos consoladores, e Jó interveio muitas vezes. Depois, o jovem Eliú apresentou uma repreensão, e Jeová corrigiu Jó a partir do céu. — Jó 32:1-6; 38:1; 40:1-6; 42:1.

Portanto, os sofrimentos de Jó e seu desfecho podem ter ocorrido dentro de alguns meses, talvez menos de um ano. Talvez saiba, por experiência própria, que provações difíceis parecem durar uma eternidade. Mas não nos esqueçamos de que elas acabam, como no caso de Jó. E, por mais que as nossas provações se prolonguem, tenhamos em mente o apoio de Deus, como se reflete nestas palavras inspiradas: “Embora a tribulação seja momentânea e leve, produz para nós uma glória de peso que ultrapassa mais e mais, e que é eterna.” (2 Coríntios 4:17) O apóstolo Pedro escreveu: “Depois de terdes sofrido por um pouco, o próprio Deus de toda a benignidade imerecida, que vos chamou à sua eterna glória em união com Cristo, completará o vosso treinamento; ele vos fará firmes, ele vos fará fortes.” — 1 Pedro 5:10.