CRENTE PODE USAR NARGUILE?

Onde tem fumaça, às vezes, tem um narguile –
e é aí que mora o perigo! Mesmo porque o tradicional cachimbo d´água usado há milênios nos países do Sudeste Asiático e Oriente Médio agora é a nova moda entre os jovens no Brasil.

Tudo começou com a exibição na televisão de uma novela. Em seguida, bares e restaurantes aderiram à onda para agradar aos clientes. Assim, de boca em boca, o que era moda tornou-se uma febre.


Em virtude da mistura de inúmeras essências, o narguile tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, subproduto do açúcar). Os sabores mais conhecidos, são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.


O narguile é formado por uma peça central, que parece um vaso, onde se coloca a água. Conectada à base está uma peça cilíndrica que sustenta o fornilho, onde se coloca o tabaco, e em cima do tabaco, o carvão. A mangueira, por onde se aspira a fumaça, resfriada pela água, se encaixa na parte superior do narguile e termina numa piteira. Pode haver mais de uma mangueira para várias pessoas fumarem juntas. Ele funciona quando é aspirado por um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar aquecido pelo carvão passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Essa fumaça desce até a base, onde é resfriada e filtrada pela água, que retém algumas partículas sólidas. A fumaça segue pelo tubo até ser consumida pelo usuário com o sabor da essência escolhida


Segundo o dr. Sérgio Ricardo Santos (foto ao lado), Presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o narguile causa ainda mais males do que o cigarro, pelo potencial de transmitir também doenças infecciosas – já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização. Vale lembrar que o seu uso é proibido para menores de 18 anos, assim como o cigarro.







Efeitos à saúde


Também conhecido como ‘hookah’ nos países de língua inglesa, ou por ‘shisha’ no norte da África, o narguile pode causar diversas doenças, sendo as respiratórias as mais observadas. Especialistas em doenças respiratórias advertem que 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, adverte o dr. José Eduardo Delfini Cançado, Presidente da SPPT.

Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão de narguile, que pode durar entre 20 minutos e uma hora, corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros. E são consumidos até 10 litros de fumaça, pois a presença da água faz com que se aspire mais fumaça, que se torna mais tolerável. Dessa maneira, inala-se maior quantidade de toxinas.

O que muitos pensam erroneamente é que esse tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso: por conter diversas toxinas, pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas, tuberculose, herpes, hepatite e outras. “A única forma de minimizar os males causados pelo narguile é evitar o uso e não aspirar a fumaça“, alerta o dr. Sérgio.







Entrevista


A Dra. Jaqueline Scholz Issa (foto ao lado), cardiologista, diretora do Programa de Tratamento do Tabagismo do InCor (Instituto do Coração) de São Paulo, responde as perguntas dos ouvintes enviadas à Rádio Jovem Pan para a campanha contra as drogas:

Mônica de Mora da Costa:
Quais são os malefícios do uso continuado do narguile? É igual ao tabaco?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
É igual ao tabaco. O fumo utilizado no narguile contém as mesmas substâncias tóxicas do tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, que tira o oxigênio das células) e sua fumaça contém também os aditivos aromatizantes e substâncias nocivas do carvão. Causa, portanto, dependência, perda de dente, câncer de boca e todos os riscos do tabaco à saúde: doenças respiratórias, câncer e doenças cardiovasculares.

Marcos José de Faria:
Qual a origem do narguile? A planta é tabaco? Vários amigos meus dizem que provoca euforia. É verdade?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O narguile tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que teria sido inventado na Índia do século XVII. Na China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 40. Com os árabes, passou a ser utilizado em grupo, acompanhado de café. As cruzadas também espalharam o narguile pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguile foi trazido por trazido por turcos, libaneses e judeus. Para fumar, é utilizado tabaco. Maconha e crack também estão sendo fumados no narguile. E há grupos de adolescentes que estão trocando a água do narguile por bebida – causas da perigosa euforia relatada pelos seus amigos.

Miriam do Vale Mendes:
É verdade que o narguile veio com os árabes e muçulmanos para o Brasil? Ele é uma droga? É tabaco ou alguma outra coisa?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Para o Brasil, foi trazido por turcos, libaneses e judeus. O que se fuma no narguile – tabaco – é droga. Há também quem utilize maconha, bebida e crack, potencializando os riscos dessas drogas.

Rafael Costade Souza:
Por que que o narguile está tão popular nas festas de São Paulo? Quem tem o interesse em divulgar mais esse consumo de tabaco? Ele é ilegal? Vicia? É droga?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Porque se criou o falso conceito de segurança, incentivado pela falsa idéia de que é inócuo, os pais compraram a idéia de que não tem perigo. Falso e perigoso conceito porque fumar no narguile é altamente maléfico para a saúde. A água do narguile não filtra, ela esfria a fumaça. E a fumaça vem com nicotina, que vicia, vem com alcatrão e monóxido de carbono, substâncias do tabaco. O monóxido de carbono no narguile é potencializado pela combustão do carvão, o que significa que chegará mais forte ao organismo, retirando oxigênio das células e possibilitando o aparecimento de doenças, perda de dentes e de câncer na boca. Como a concentração de monóxido de carbono é maior com o narguile, por causa da combustão do carvão, sua concentração equivale ao final de 40 minutos a se ter fumado 100 cigarros. Quem tem interesse de divulgar o narguile é a indústria do cigarro, porque o usuário de narguile vai também fumar cigarro. É proibido para menor de 18 anos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, que veda a venda de qualquer produto do tabaco para adolescentes. Como é usado o tabaco, vicia, sim. Narguile é o objeto onde se usa droga.

Fabio Barros da Silva:
Como podemos ajudar na campanha contra o tabaco nas escolas? Vários colegas meus fumam e não consideram o cigarro droga. O narguile é uma droga, também vicia?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
Deveríamos incentivar a participação em festas, sem drogas. Deveríamos motivar jovens a promoverem festas, sem bebida, sem cigarro ou outras drogas, com o objetivo de reunir os amigos para se conhecerem, conversarem, compartilharem companhia. O narguile é o objeto onde se usa droga, que vicia.

Valdice Mendes de Souza:
Tenho ido a festas e vejo o tal de narguile correndo por todos. Achei o cheiro muito estranho e enjoativo, meio adocicado... Ele é feito de quê? Será que vicia? É também uma droga?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O cheiro é do tabaco misturado com essências de flores ou frutas. É uma droga. Portanto, vicia, sim.

Agnaldo silva Machado:
Gostaria de saber o que é exatamente narguile. Como é o tabaco que é fumado pelas pessoas e por que ele é perfumado? Narguile também é considerado uma droga?

Dra. Jaqueline Scholz Issa:
O tabaco fumado no narguile é misturado com essências, ou seja, tem mais produtos químicos para prejudicar a saúde. Esse tabaco é droga, sim, que vicia e prejudica o organismo.

RELATO DE UM EX PCC


Existem duas explicações alternativas para o que motiva as pessoas a ingressarem na criminalidade. A primeira, a da tradição judaico-cristã, que afirma a responsabilidade do indivíduo sobre os seus atos, sendo de sua livre escolha a prática das virtudes ou dos vícios. É a base lógica em que está montado o sistema jurídico-penal do Ocidente, que prevê penas proporcionais aos crimes tipificados, não cabendo a terceiros a responsabilidade por quaisquer malfeitos de quaisquer pessoas, mesmo aquelas que são parentes próximas. A explicação alternativa é a de origem marxista, que atribui a criminalidade não a uma falha moral do indivíduo que a pratica, mas à luta de classes, com os ricos impondo sua lógica ao sistema jurídico, especialmente naqueles crimes ligados ao direito de propriedade. Assim, não haveria que se falar em culpa individual pelos crimes, na medida em que há um viés de classe determinando o que seja e o que não seja crime. Na verdade, a simples existência de um direito de propriedade, para um seguidor de Marx, já é um crime em si. Nesse sentido, o criminoso torna-se a vítima de um sistema maior, o que lhe isenta totalmente da responsabilidade sobre seus atos. Um exemplar típico dos muitos marxistas que recheiam a nossa imprensa. O PCC também é uma forma de defesa? À sua maneira, corresponde a uma necessidade? Nasceu pouco depois do massacre no Carandiru (31 de Agosto de 1993) é como o Carandiru, até que o próprio Estado envergonhou-se dele e o desfez, continuou sendo o que era antes da grande rebelião e quase todos os demais presídios são carandirus menos à vista, os governos proporcionaram a prosperidade da idéia - convenhamos que inteligente - de uma organização de criminosos para pressionar o Estado. Claro, pelos modos próprios de quem deu motivo para estar encarcerado. Veja bem. Os mortos do Caradiru não fizeram sedição e não enfrentaram ferozmente a força policial pacificadora que cumpria o seu dever, mas foram tão somente vítimas. Haviam sido feitos prisioneiros por serem vítimas e não algozes daqueles a quem mataram e roubaram repetidas vezes. Da mesma forma, os membros do PCC são uma nova espécie de heróis urbanos, os novos Lampiões, que enfrentam de peito aberto o Estado burguês e insensível. É claro que isso é uma falsificação da realidade. O PCC é uma forma de organização criminosa, a mais letal que o Brasil já viu. E que é comandada politicamente desde fora dos muros dos presídios e nesse momento objetiva fazer depreciar a autoridade constituída, em prejuízo do candidato José Serra ao governo de São Paulo e de Geraldo Alckmin à Presidência da República, em benefício dos oponentes. Negar isso é negar a realidade enquanto tal. É preciso desmascarar esse tipo de análise. Ela entorpece as pessoas, atando as mãos das autoridades constituídas para fazer o que precisa ser feito. O PCC é o crime organizado que tem agido politicamente e assim deve ser enfrentado, de forma sóbria, corajosa mas tem que ser politicamente, pois eu ja estive la e fui por 5 anos menbro da facção e sei como pensa um detento pois se as autoridades der as condiçoes nessesaria para que um detento seja tratado com respeito, pode ter serteza que as coisas mudam .Nos presidios do Brasil tem milhares de presos que foram crentes, que os pais são crentes (eu propio era filho de pastor) e estava la , pela disobediencia ,tem muitas pessoas ou intgrantes de facçãoes que queram somente uma oportunidade para mudar de vida. Os acontecimentos em São Paulo são a ponta-de-lança mais aguda da tragédia política que estamos a viver, o ato mais exposto e assustador, que apavora mais ainda por ser um simples elo de uma cadeia que pode desembocar em acontecimentos sangrentos. Digo sangrentos e deveria dizer ainda mais sangrentos, porque as dezenas de mortos que caíram nessas primeiras escaramuças não foram poucas vidas. Muitos inocentes morreram, como insistem em dizer os nossos grandes jornais diários e as fajutas organizações que supostamente lutam pelos direitos humanos: foram os policiais assassinados pelas costas, na porta de suas casas, na impiedosa e fria execução que o braço armado e facinoroso do Foro de São Paulo não se furtou a fazer. Entendo que um aviso foi enviado à sociedade brasileira, é como se dissessem que Lula tem que ser reeleito, sob pena de o caos vir a se instalar e os donos do crime, nas cidades, e da reforma agrária, no campo, serem soltos em represália ao exercício livre da alternância de poder. Os inocentes mortos no altar da covardia típica das forças revolucionárias, bem vimos o que aconteceu em 1935, são as testemunhas silenciosas que clamam para que os bons brasileiros, os homens de bem, não fiquem apequenados em seus afazeres e acordem de sua letargia, a começar pelas forças políticas tidas por liberais e conservadoras. Chega de falar em elite branca, de exploração capitalista, de desigualdades sociais, de desigualdades entre as nações, de satanização dos EUA. A verdade é que vivemos em um país multirracial em que nenhuma raça em particular pode ser acusada de ter o monopólio das culpas coletivas. A verdade é que a desigualdade é inerente à condição humana e nada tem a ver com a ordem capitalista enquanto tal. A verdade é que a ação estatal no suposto combate à desigualdade é que tem exacerbado os índices de concentração de renda; quanto mais o Estado faz intervenção, mais concentra a renda; quanto mais tributa, mais rouba de quem tem pouco e trabalha, e mais dá a quem tem muito e nada faz. E a verdade nua e crua é que os nossos maiores aliados em termos econômicos e políticos são os EUA. O que aconteceu na Bolívia e o que vem acontecendo no Mercosul é a prova da estultícia diplomática em que nos meteram os sucessivos governos não alinhados, desde que Sarney foi presidente da República. Cada um de nós terá que fazer a sua parte, que começa por compreender corretamente a realidade, mas não acaba aí. Continua na ação exibidora de atos cotidianos de coragem, de não se acovardar diante das ameaças à nossa vida. SE VC É CRENTE E TEM FILHO,OU ALGUM PARENTE NESSA SITUAÇÃO, QUERO QUE VC SAIBA QUE TUDO TEM UM PROPOSITO, A SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS SÓ ENTENDE DE POLITICA E O MELHOR PRA ELES ,MAS NOS SABEMOS QUE COM ORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO EVANGELHOS DE CRISTO, TUDO PODE MUDAR E SER DIFERENTE POIS SE DEUS MUDOU MEU CORAÇÃO QUE UM DIA PERTENCEU AO PCC,ELE PODE FAZER MUITO MAIS PELO SEU PARENTE E ENTE QUERIDO QUE SE ENCONTRA NESSA CITUAÇÃO....PENSE NISSO?