O que é ser Levita?

Salmos 134- Antes de começarmos o assunto, gostaríamos de fazer uma distinção que é muito necessária, ser músico cristão não significa ser Levita. Nem todo músico é Levita, mas todo Levita deve ser um bom músico. 

O que é ser Levita? 

Sua origem está na tribo de Levi, uma das doze(12) tribos de Israel, e esta tornou-se destacada entre as demais no episódio da idolatria do povo de Israel ao bezerro de ouro ( Ex.32:26), e a partir deste momento, esta família teve real importância na vida e no culto Israel. 

Tal importância levou Moisés dedicar um livro do Pentateuco a esta tribo, o livro de Levíticos; tiveram uma missão de maiorresponsabilidade: cuidarem do Tabernáculo (Nm.1:49-54). 

Nessa época a música não estava associada ao serviço do culto. O Levita auxiliava o Sacerdote no culto e nas obrigações do Tabernáculo: Levita auxilia no culto!!! 

Foi Davi, quem agregou a música ao culto judaico, e separou dentre esta tribo os que eram hábeis e de vocação à ministrarem ao Senhor com instrumentos e com vozes. Em I Cr.23:13,26-32, encontramos uma descrição clara da missão do Levita e de sua função. No cap. 25:1 nos mostra como estavam agrupados estes Levitas para o serviço do culto.Observe o texto: 

v.1- eram 03(três) os líderes deste ministério; 
v.2- estavam todos sob uma liderança; 
vs.2,6- tinham a missão de profetizarem através da música à casa de Israel;
vs.7,8- havia instrumentistas (mestres e discípulos) e um grande coral(mestres e discípulos), totalizando 288 mestres e 4.000 que tocavam e ministravam com cânticos ao Senhor. 

Podemos, então, entender que Levita é alguém: 

- que sabe SERVIR; 
- que entende o seu papel e sua missão no culto(II Cr.3:3-14; 29:31; Ed.8:15-20); 
- que sabe ser Adorador(Sl.134; 84:4).

Vocação

Acredito que vocação é muito mais que simples aptidão ou dom natural. Ter talento para determinada função na vida e principalmente na Igreja, não representa, necessariamente, que isso seja vocação. Na verdade hoje enfrentamos uma certa crise no min. de louvor como um todo. Identificar realmente quem é vocacionado ao min. Levítico é um grande desafio. Vocacionado é ser separado por Deus à exercer determinada função, veja(Ef.4:11,12; At.13:1-3). 

Uma grande verdade que precisamos concordar: “Deus não chama apenas os capacitados, mas capacita aos Seus vocacionados”.(Ex.35:30-36:1,2). 

A Bíblia nos admoesta que é pecado alguém exercer o min. de Levita e Sacerdote que não tenha sido vocacionado a esta função, veja(I Rs.12:31-33;13:33-34).

Que possamos identificar em primeira instância alguns elementos importantes e básicos em nossa vocação: 

- Não existe Vocação sem antes uma genuína Transformação e Regeneração do Espírito Sto. em nossas vidas. É necessário Nascer de Novo; 

- Jesus nos chamou para sermos Discípulos e não adoradores profissionais. 

Nossa missão é sermos discípulos do Bom Mestre. A adoração é conseqüência de uma vida de comunhão com o Mestre Jesus. Adorar é aprender com o Senhor no caminho, a isso, eu chamo de Vocação; 
- Vocação é ter chamada Levítica, mas um coração Samaritano veja (Lc.10:32-35); 

Aqui fica-nos o desafio de fazermos a diferença, em nosso ministério e em nossas vidas.