OS CINCO MARIDOS DA MULHER SAMARITANA

1 Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João
2  (se bem que Jesus mesmo não batizava, e sim os seus discípulos),
3  deixou a Judéia, retirando-se outra vez para a Galiléia.
4  E era-lhe necessário atravessar a província de Samaria.
5  Chegou, pois, a uma cidade samaritana, chamada Sicar, perto das terras que Jacó dera a seu filho José.
6  Estava ali a fonte de Jacó. Cansado da viagem, assentara-se Jesus junto à fonte, por volta da hora sexta.
7  Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.
8  Pois seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimentos.
9  Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos)?
10  Replicou-lhe Jesus: Se conheceras o dom de Deus e quem é o que te pede: dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.
11  Respondeu-lhe ela: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?
12  És tu, porventura, maior do que Jacó, o nosso pai, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, e, bem assim, seus filhos, e seu gado?
13  Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede;
14  aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.
15  Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água para que eu não mais tenha sede, nem precise vir aqui buscá-la.
16  Disse-lhe Jesus: Vai, chama teu marido e vem cá;
17  ao que lhe respondeu a mulher: Não tenho marido. Replicou-lhe Jesus: Bem disseste, não tenho marido;
18  porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19  Senhor, disse-lhe a mulher, vejo que tu és profeta.
20  Nossos pais adoravam neste monte; vós, entretanto, dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
21  Disse-lhe Jesus: Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22  Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus.
23  Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.
24  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.
25  Eu sei, respondeu a mulher, que há de vir o Messias, chamado Cristo; quando ele vier, nos anunciará todas as coisas.
26  Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.
27  Neste ponto, chegaram os seus discípulos e se admiraram de que estivesse falando com uma mulher; todavia, nenhum lhe disse: Que perguntas? Ou: Por que falas com ela?
28  Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:
29  Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?
30  Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.
João 4:1-30
Essa passagem em que Jesus conversa com a mulher samaritana é conhecida e usada por muitos pregadores para mostrar que Jesus não tinha preconceito com nenhum povo ou raça e que a salvação era para todos.
Mas ela tem um significado muito maior do que isso.
É preciso se conhecer a história (principalmente a história de Israel) para entender exatamente o teor desse diálogo.
Samaria e Israel pertenciam há um mesmo reino nos tempos de Davi e Salomão. Esse reino era composto pelas doze tribos de Israel. No século XI a.C. o reino foi dividido em dois: ao sul ficou o reino de Judá, composto pelas tribos de Judá e Benjamin, com sua capital em Jerusalém, e ao norte o reino de Israel, composto pelas outras dez tribos restantes e com sua capital em Samaria.  Os habitantes do reino do sul eram os judeus e os do reino do norte os samaritanos.
Em 722 a.C. o rei Salmaneser da Assíria conquistou o reino de Israel. Com o objetivo de destruir os sentimentos nacionais dos povos conquistados, ele levou muitos dos samaritanos para outras terras de seu domínio e trouxe estrangeiros de outras terras para Samaria. Os samaritanos que ficaram casaram-se com as estrangerias que vieram, da mesma forma que os estrangeiros casaram-se com as samaritanas. Por causa dessa mistura, os judeus não reconheciam os samaritanos como “puros”, e os tratavam com desprezo. Por essa razão a mulher estranhou o fato de Jesus conversar com ela e lhe pedir água, pois os judeus sequer falavam com os samaritanos.
Não quero me alongar com a interpretação do texto, mas gostaria de focar principalmente em mostrar quem eram os cinco maridos da mulher samaritana.
A mulher do texto não tem nome. Ela representava todo o povo de Samaria.
Cinco povos estrangeiros vieram habitar Samaria, conforme II Reis 17:24 “O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Hamate e de Sefarvaim e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades”. Esses eram os cinco maridos da mulher samaritana.
Esses povos trouxeram consigo seus costumes, religião e deuses:
Babilônia – cultuavam uma deusa chamada Sucote-Benote.
Cuta – cultuavam o deus Nergal.
Ava – cultuavam deuses Nibaz eTartaque
Hamate – cultuavam a deusa Asima.
Sefarvaim – cultuavam os deuses Adrameleque e Anameleque
O sexto marido era a situação atual em que se encontrava Samaria. Não tinha uma aliança com Deus. Jesus agora era o marido e oferecia a mulher uma aliança eterna.
Jesus não escolheu o poço de Jacó para ter essa conversa com Samaria por acaso. Por causa de toda essa mistura religiosa que Samaria havia passado, eles eram rejeitados pelos judeus. Jesus então diz para Samaria que Ele agora é o “dono do poço”. E é Ele quem agora chama Samaria de volta, e mais, diz para que todos os povos que ali habitavam, que cultuavam outros deuses, que eles também poderiam vir.
A água que Ele estava oferecendo não tinha mais distinção de judeu, samaritano ou gentio. A água era para todos.

DO MACACO OU DA DEUS?


 
A Bíblia não menciona quem foi a companheira de Caim. Entendo a sua curiosidade. Certamente você quer saber o seguinte: - Se depois da morte de Abel só ficou CAIM, com quem este teria se casado? Como a humanidade se multiplicou?
 
Adão viveu novecentos e trinta anos (Gn 5.5). Muitos outros filhos gerou. O filho de nome "Sete" foi gerado quando Adão tinha cento e trinta anos. Sete gerou muitos filhos e filhas. A Bíblia só menciona os nomes dos homens. Portanto, ao tempo em que viviam Caim e Abel, já existiam muitos filhos, homens e mulheres. Deus permitiu no início que houvesse casamento entre parentes próximos (entre irmãos, entre tios, sobrinhos, etc). Não havia outro meio de multiplicar a espécie. A Teoria da Evolução da Espécie diz, todavia, que o ancestral do homem foi o macaco, e o da mulher, uma macaca. Tal tese se contrapõe à teoria bíblica da Criação. Deus criou primeiramente os animais; depois criou o homem. Se Deus quisesse que os homens fossem produto de uma evolução, teria criado apenas os animais. A partir destes, os homens surgiriam normalmente.
 

Mendigando ao Lado de Uma Fortuna

Atos 3
"E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.

Meus amados irmãos em Cristo Jesus, nesse maravilhoso estudo quero a principio compartilhar com os irmãos a possibilidade de Deus usar a vida de um simples mortal como instrumento de bênçãos e milagres. A Palavra de Deus nos diz que Pedro e João subiram juntos ao templo para orar. Pedro era um homem intrépido, prático, realista, enquanto João era um sonhador, idealista e romântico, mas a Palavra de Deus nos deixa bem claro que por serem simples homens eles tinham algo que faziam a diferença, dois homens que fizeram dos ensinamentos do mestre a sua conduta de direção para a vida eterna. 

Ou seja, mediram os seus passos em direção ao que Jesus tinha preparado para eles. Nos dias de hoje quantos de nós temos tantas promessas e até o prezado momento ainda nada aconteceu, quantas pessoas até acostumaram estarem cultuando a Deus, mas ainda não tomaram a decisão de deixar Cristo tomar posse da sua vida. Dois homens não aparentando serem ricos fisicamente saem em direção ao templo de Deus na intenção de orar, enquanto um homem carregado por outras pessoas também saiu em direção ao templo, mas não na intenção de orar e sim na intenção de mendigar. Pedro juntamente com João vê a cena de um homem coxo carregado por algumas pessoas, o deixarem bem em frente da porta formosa na entrada do templo.

Quero que você entenda que como esse coxo existe muitas pessoas hoje na igreja que até vão à igreja visto que se sentem bem em estar ali, mas não querem realmente entrar pela Porta Formosa. Para deixar mais claro para você a Porta Formosa ela fazia parte de um conjunto de 12 portas que cercavam as muralhas de Jerusalém e a Porta formosa já pelo nome dela se diz que ela era formosa, por quê?Porque ela media 25 metros de altura por 21 de largura e era toda adornada de ouro e prata e cuidadosamente ela precisava de cerca de 20 homens para abri-la e fechá-la. Ela era como uma grande fonte de riqueza estampada em uma porta. Aquele coxo e aquela porta era um grande contraste entre a fortuna e a miséria, de um lado uma porta de ouro e prata e de outro um coxo pedindo uma esmola. 

O interessante é que esse coxo não passava por ela e sim era posto a porta, ou seja, do lado de fora, quem sabe ele nunca viu o outro lado, nunca presenciou com seus olhos o outro lado porque estava limitado a ficar do lado de fora. Muitos até encontram a porta, mas não querem ou não podem entrar por ela seja lá por qualquer motivo. Esse coxo como todos enfermos daquele lugar começaram a se agarrar pela fé em Jesus para que eles pudessem ser curados e libertados. Quem sabe esse coxo, quando Jesus ainda fazia sinais e maravilhas se apoiou a sua fé de ficar ali pelas portas do templo para que se por ventura Jesus passar lhe desse a cura de sua paralisia. Mas creio que num certo dia quando chegava ao templo ficou sabendo que aquele em que depositava a confiança tinha sido cruelmente crucificado e que agora deveria se contentar em somente ficar a porta esperando receber uma esmola.
Talvez diante de tanta tristeza e amargura que o rodeava por causa da situação e por causa dos comentários esse homem ficou convencido de que a sua vida seria para esse fim.Quantas pessoas nos dias de hoje se contentam em comer das migalhas que caem da mesa e não têm coragem de comer o pão que esta sobre a mesa.Quero dizer para você que esta lendo esse estudo que você possa ter a certeza que o que esta atrás dessa porta é para você também. Quem passasse por aquela porta era honrado,tinha honra, mas quem não passasse por ela era desprezado, esquecido, escarnecido,hoje é o que acontece em nosso meio estamos tão acostumado com poucas coisas que não queremos nem dar uma espiada no outro lado da Porta.

Deus quer fazer coisa grandes e firmes que não sabemos em nossas vidas ,mas estamos sempre nos limitando a sua direção ,sei que esse homem tinha uma deficiência física que pelos costumes judeus o impedia de entrar no templo mas e você o que é que impede de você se entregar a Deus completamente,seria o medo ,seria as provações,seria as cicatrizes que ainda teimam em acompanhar ,o que te impede,a porta ela esta a sua frente o que é que pode te impedir, que seja andando,que seja correndo,que seja chorando ou mesmo se rastejando ,entre por ela e tome posse do que é seu por direito,tome posse do que Deus tem preparado para você.

De repente o pobre homem que já tinha pedido muitas esmolas para tantas pessoas e recebia por causa da misericórdia e compaixão dos outros agora estendeu a mão para dois homens simples por fora mais diferentes por dentro. Quando ele estendeu a mão para pedir uma esmola, Pedro e João fitando os olhos firmemente nele lhe disse olha para nós! E o coxo prestando atenção nos dois ouviu Pedro dizer a ele “Não tenho ouro e nem prata” que desapontamento para esse coxo que esperava somente uma esmola ou um favor como disse esperando receber alguma coisa que já tantas vezes recebeu ali diante da Porta Formosa, o que a principio quero que os irmão entendam pedir alguma coisa para um homem normal é receber também coisas normais, mas pedir algo para um homem de Deus ou uma mulher Deus as vezes é receber algo muito além do que você espera,esse coxo estendeu a mão a muitas pessoas, umas não deram nada mas outras deram somente uma esmola ou um favor, uma coisa é certa que ele agora estendeu a mão para dois homens cheio do Espírito Santo, cheio de poder sabe porque ,porque estavam na graça de Jesus Cristo, optaram em render completamente a sua vida a Cristo dando bons testemunhos fazendo a sua vontade antes não se entregaram a vaidade e nem a cobiça, se desviaram do pecado da injustiça e andaram conforme a vontade de Deus.

Assim meu irmão, é o que Deus vai fazer na sua vida quando você se conscientizar que Deus tem que ser o Senhor da sua vida, será quando o Espírito Santo possa repousar plenamente no seu coração,assim os milagres vão acontecer ao seu redor .Os dois discípulos saíram na intenção de entrar no templo para orar, não era a sua intenção de sair do seu lar em direção ao coxo mas no meio do caminho Deus tinha tudo preparado então se coloca na brecha porque chegou a hora de Deus te usar.

Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho isto eu te dou. A única coisa que faz a diferença de um homem normal de um espiritual é a promessa da efusão do Espírito de Deus na sua vida meu irmão, somente isto faz de um simples mortal a um instrumento de Deus.

Em nome de Jesus cristo o nazareno levanta e anda! Deus quer dizer pra você hoje que o seu lugar é dentro da Porta Formosa e não se rastejando por ai ajuntando adjetivos ao seu nome como desprezado e humilhado entenda meu amado(a) que Deus tem sempre o melhor para você e o melhor de Deus esta a sua frente chegou a hora da mudança, todos olhavam para o coxo de cima para baixo, talvez é assim que olham para você mas se você atender ao chamado de Deus tudo ira mudar a partir de hoje. 

Pedro até ajudou o coxo levantar mas entenda quem fez a realização de seus sonhos acontecer foi Jesus ,o firmamento das suas pernas foi Deus e daí em diante tudo novo começa na vida desse homem.Alguns historiadores dizem que esse coxo tinha 40 anos de idade. Quarenta anos de humilhação de apontamento, mas que agora a unção na vida de dois simples homens que aceitaram o chamado de Deus mudou completamente a sua historia. Um homem que vivia do lado de fora no chão, agora estava andando e louvando o nome de Jesus e agora vem o mais interessante o homem que vivia do lado de fora da porta formosa agora junto com Pedro e João entram pela porta formosa para tomar posse do que é seu. Isto é para a tua vida meu irmão, seu lugar é dentro do templo passando pela porta formosa e tomando posse daquilo que é seu por direito. Chegou a hora meus irmão de entrarmos pelas portas e não pelos fundos,Jesua é a porta entre por ela e tome posse daquilo que Deus tem preparado para você.

VC ESTA PREPARADO PARA O ARREBATAMENTO DA IGREJA ?

Em 1 Coríntios 15:51-52 e em 1 Tessalonicenses 4:16-17, Paulo explica que os acontecimentos que antecedem ao arrebatamento se darão ao ressoar da última trombeta. Ele está se referindo a um costume hebraico usado pelos israelitas na caminhada para a Terra Prometida. Cada manhã era tocada sete trombetas, anunciando o início da jornada daquele dia. Durante as seis primeiras trombetas, eles deveriam estar se preparando para a marcha e ao toque da sétima trombeta, a última, o povo deveria partir em marcha.
A igreja tem tocado as trombetas, pregando o evangelho, durante esses dois mil anos. A qualquer momento, a sétima trombeta soará para a igreja e todos os salvos iniciarão sua gloriosa marcha para o Céu.

Todas as profecias bíblicas sobre o arrebatamento já se cumpriram. Este evento é evidente e poderá ocorrer a qualquer momento.
Jesus disse que ia preparar um lugar e voltaria para nos levar no arrebatamento.(Jo. 14:2-3)
Jesus nos avisa: "Eis que venho sem demora, guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa" (Ap. 3:11)
"Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus"(Ap. 22:20)
Às vezes corremos o risco de buscar apenas as coisas importantes, esquecendo-nos, daquelas que são verdadeiramente urgentes. A nossa preparação é ao mesmo tempo importante e urgente.
"Pois que aproveitaria o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Mc. 8:36)
"...porque é tempo de buscar ao Senhor..." (Os. 10:12 c)
As coisas que irão acontecer na hora do arrebatamento, para aqueles que ficaram, será chocante, apavorante e catastrófica. Medite em algumas delas.
Infelizmente, nem todas as famílias são salvas, por isso nem todos subirão no arrebatamento. Jesus disse que estarão dois trabalhando juntos, um será levado e o outro ficará (Lc. 17:34-36).
Se o arrebatamento for à noite, será terrível o dia seguinte. Os pais salvos serão arrebatados. Os filhos se levantarão pela manhã, esperando que o café esteja pronto e encontrarão tudo em silêncio. Desesperados, chamarão pelos pais e eles não responderão. A cama, as roupas e todos os seus pertences estarão no quarto como antes. Só eles desapareceram. Os filhos que forem salvos e os pais não serão procurados pelos pais, que irão encontrar somente suas roupas, calçados, materiais escolares etc., mas eles foram levados com Jesus.
Familiares desesperados procurarão os jornalistas mostrando as roupas e os objetos de usos pessoais dos queridos que desapareceram, dizendo:  Senhor jornalista, eu estava andando com meu... quando de repente vi algo como um relâmpago e no mesmo instante a roupa, o relógio, tudo caiu, eu não sei o que aconteceu. A Polícia, o Corpo de Bombeiros as equipes de resgate, entrarão em pane.
Serão tantos os telefonemas solicitando informações e socorro, que o sistema ficará congestionado. Os motoristas, pilotos e operadores de máquinas, filhos de Deus, serão arrebatados. Carros, ônibus, trens e aviões irão à destruição. Enfim, por mais que nos esforcemos na tentativa de descrever os acontecimentos, é impossível expressar com palavras, tudo o que irá acontecer no dia do arrebatamento.
O arrebatamento da igreja pode ser chamado de bendita esperança de todo o filho de Deus. Devemos estar preparados porque "não sabemos o dia e nem a hora".
Você que está lendo esse pequeno relato do que vai acontecer, caso não tenha certeza que será arrebatado, convido a entregar a sua vida ao Senhor Jesus, porque Ele é o caminho, a verdade e a vida.