Quem são as Testemunhas de Jeová e no que acreditam?

Alguem me perguntou: Pastor Delmir quem são as Testemunhas de Jeova?

A seita conhecida hoje em dia como as Testemunhas de Jeová iniciou no estado americano da Pensilvânia em 1870, como uma escola bíblica iniciada por Charles Taze Russell. Russell nomeou seu grupo de “Estudos Bíblicos Aurora do Milênio”. Charles T. Russell começou a escrever uma série de livros chamada “Autora do Milênio”, que se estendeu por seis volumes antes da sua morte e que continha grande parte da teologia agora seguida pelas Testemunhas de Jeová. Após a morte de Russell em 1916, Judge J. F. Rutherford, amigo e sucessor de Russell, escreveu o sétimo e último volume da série “Aurora do Milênio”, “O Mistério Consumado”, em 1917. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados foi fundada em 1886 e rapidamente tornou-se o veículo através do qual o movimento “Aurora do Milênio” passou a distribuir suas visões aos outros. O grupo era conhecido como os “russellitas” até 1931 quando, devido a uma divisão na organização, esta foi renomeada “Testemunhas de Jeová”. O grupo da qual se separou ficou conhecido como “Estudantes da Bíblia”.




No que as Testemunhas de Jeová acreditam? Uma análise minuciosa da sua posição doutrinária em assuntos como a divindade de Jesus, a Salvação, a Trindade, o Espírito Santo, a Expiação, etc., mostra que eles não guardam posições cristãs ortodoxas nesses assuntos. As Testemunhas de Jeová acreditam que Jesus é o arcanjo Miguel, o mais alto ser criado. Isto contradiz diversas Escrituras que claramente dizem que Jesus é Deus (João 1:1,14; 8:58; 10:30). As Testemunhas de Jeová acreditam que a salvação é obtida com uma combinação de fé, boas obras e obediência. Isto contradiz inúmeras Escrituras que declaram que a salvação é recebida pela fé (João 3:16; Efésios 2:8-9; Tito 3:5). As Testemunhas de Jeová rejeitam a Trindade, acreditando que Jesus é um ser criado e que o Espírito Santo é essencialmente o poder de Deus. As Testemunhas de Jeová rejeitam o conceito da morte de Cristo em substituição à nossa e ao invés seguem a teoria do resgate, que diz que a morte de Jesus foi o pagamento pelo pecado de Adão.



Como as Testemunhas de Jeová justificam estas doutrinas não-bíblicas? (1) Eles afirmam que a igreja, ao longo dos séculos, corrompeu a Bíblia, e (2) Eles retraduziram a Bíblia no que eles chamam de Tradução do Novo Mundo. A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados alterou o texto bíblico para fazê-lo se adequar à sua falsa doutrina – ao invés de basear a sua doutrina no que a Bíblia ensina. A Tradução do Novo Mundo já teve numerosas edições, dado que as Testemunhas de Jeová descobrem mais e mais Escrituras que contradizem os seus ensinamentos.



As testemunhas de Jeová prontamente se mostram como uma seita que é apenas fracamente baseada nas Escrituras. A Torre de Vigia baseia suas crenças e doutrinas nos ensinamentos originais e expandidos de Charles Taze Russell, Jeudge Joseph Franklin Rutherford e seus sucessores. O Corpo Governante da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados é o único corpo na seita que afirma ter autoridade para interpretar as Escrituras. Em outras palavras, o que o Corpo Governante diz com relação a qualquer passagem nas Escrituras é visto como a palavra final e pensar de forma independente é fortemente desencorajado. Isto está em oposição direta à admoestação de Paulo a Timóteo (e também a nós) para estudar e se apresentar aprovado a Deus, como obreiro que não tem do que se envergonhar, corretamente manejando a Palavra de Deus. Esta admoestação, encontrada em 2 Timóteo 2:15, é a clara instrução de Deus para cada um de Seus filhos no Corpo de Cristo para serem como os cristãos de Beréia e buscarem nas Escrituras diariamente se aquilo que está sendo ensinado está de acordo com o que a Palavra tem a dizer sobre o assunto.

Doutrinas das Testemunhas de Jeová


A única autoridade reconhecida pelas Testemunhas de Jeová em termos teológicos é a Bíblia que, apesar de reconhecerem ter sido escrita por humanos, elas consideram como um produto de inspiração divina, atribuindo a Jeová a sua Autoria. (2 Timóteo 3:16). Usam habitualmente a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (sigla, NM), embora recorram a diversas traduções ou versões da Bíblia, conforme pode ser visto por uma análise das suas publicações, ou pelo facto de muitas Testemunhas ainda não terem acesso à versão publicada pela Sociedade Torre de Vigia na sua própria língua. Além disso, muitas das crenças básicas das Testemunhas de Jeová foram formuladas muito antes de ter sido lançada a sua própria tradução das Escrituras.Jeová DeusConsideram que Jeová é o nome do Deus que adoram e a quem atribuem a criação de todas as coisas e de todas as criaturas, sobre as quais detém a Soberania total. Entre muitos outros versículos bíblicos, costumam referir o Salmo 83:18 para basear a sua crença nas premissas acima:









"Para que as pessoas saibam que tu, cujo nome é Jeová, somente tu és o Altíssimo sobre toda a terra." - NM

Consideram que Jeová é uma pessoa com sentimentos. Destacam especialmente quatro principais atributos de Deus, nomeadamente o poder, a justiça, a sabedoria e, principalmente, o amor. Segundo elas, estas qualidades, bem como muitas outras, são reveladas nas páginas da Bíblia, bem como na simples observação da natureza que nos rodeia.



Ensinam que Deus revelou abundantemente o Seu nome nas páginas da Bíblia, sendo que as quatro letras hebraicas יהוה, vertidas pelas latinas YHWH, também conhecidas por Tetragrama e que surge mais de 7.000 vezes na Bíblia, significa literalmente "Ele Causa Que Venha a Ser". Este significado do Nome Divino é considerado pelas Testemunhas como representando a capacidade de Deus ser aquilo que Ele pretender ser, sem limitações. Jeová é assim um Deus com um propósito eterno, que não deixará de ser cumprido.



Rejeitam o dogma central da Ortodoxia Cristã sobre a Santíssima Trindade, argumentando que há apenas Um só Deus todo-poderoso, conforme citam os textos abaixo:



Deuteronômio 6:4

"Jeová, nosso Deus, é um só Jeová." - NM

1 Coríntios 8:5, 6

"Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos 'deuses' e muitos 'senhores', para nós há realmente um só Deus, o Pai, de quem procedem todas as coisas..." - NMkfdkf

Afirmam que as orações devem ser dirigidas apenas a Jeová, aquele que a Bíblia chama de "Ouvinte de oração" (Salmos 65:2). Crêem que é possível que seres humanos estabeleçam uma relação achegada com Deus, de íntima amizade, por aprenderem mais sobre Ele e cumprirem a Sua vontade, conforme a entendem através da sua leitura da Bíblia. Rejeitam qualquer tipo de símbolo religioso ou objeto destinado à adoração (tal como crucifixos, rosários, altares, relíquias e outras imagens ou ícones religiosos), visto que consideram que isso significaria a prática de idolatria, condenada pelas Escrituras Sagradas (Salmos 115:4-8). Entendem que a sua adoração a Jeová não pode estar contaminada com práticas relacionadas com a adoração a outros deuses, o que consideram apostasia, ou religião falsa. Assim, qualquer tipo de festividade que consideram manchada de adoração falsa é liminarmente rejeitada, mesmo que estas sejam aceitas pelas demais igrejas ou denominações cristãs, tal como o Natal, Páscoa, Carnaval e similares. Mesmo as festas de aniversário são consideradas uma forma sutil de idolatria. Assim, as Testemunhas de Jeová evitam estas celebrações tradicionais ou pedem para serem dispensados das mesmas, mas respeitam o direito dos outros festejarem. Participam de reuniões sociais, desde que não tenham teor religioso com origens não-bíblicas ou políticas.



Todas as suas opiniões, pensamentos, conduta moral e ações, são orientadas em torno da sua adoração a Jeová, o que consideram ser o objetivo principal das suas vidas. Como símbolo dessa dedicação incondicional ao Deus que adoram, realizam uma cerimónia pública, o batismo por imersão total em água, onde aquele que deseja tornar-se Testemunha de Jeová, após meses ou anos de estudo da Bíblia, afirma que se entrega totalmente ao serviço de Deus e ao cumprimento dos Seus mandamentos, conforme os entendem da sua pesquisa da Bíblia.



Jesus CristoJesus Cristo é visto como um ser divino (segundo João 1:1 NM "era [um] deus"; em Isaías 9:6, é chamado de "Deus Poderoso"), Filho Unigênito de Jeová, o Deus Todo-Poderoso, e o Seu porta-voz. Não consideram Jesus como sendo consubstancial (pertencente à mesma natureza e substância) do próprio Deus, mas uma "pessoa" diferente Dele e o mais importante depois Dele (1 Coríntios 11:3, diferente do ensino ortodoxo cristão sobre a Santíssima Trindade. Teve um papel importante na criação. Na sua existência pré-humana, crêem que era o Arcanjo Miguel. Acreditam ainda que a expressão do livro de Revelação: "o Alfa [com sentido de "Primeiro"] e o Ômega [com o sentido de "Último"]" aplica-se tanto a Jeová Deus como também a Jesus, pois acreditam que este último foi a primeira criação de Deus, tendo estado com ele desde o início da criação até à eternidade. O Filho de Deus sacrificou voluntariamente sua vida humana perfeita em resgate da humanidade condenada à morte, devido ao pecado original. (João 3:16) Em razão disso, tornou-se o único mediador entre o Deus Todo-Poderoso e a humanidade. O pecado original foi a rebelião contra a Soberania Divina cometida pelos primeiros a serem criados: Adão e Eva.



 Espírito SantoAcreditam que o Espírito Santo é a força ativa de Deus, e não uma Pessoa Divina. Sendo esta força de Deus é usada para executar a vontade de Jeová. É mencionada nas Escrituras como estando presente no momento criativo do Universo material e é também relacionada com a inspiração divina da Bíblia. O Espírito Santo auxilia também os servos de Deus a desenvolverem qualidades que são chamadas de "fruto do espírito", mencionadas na carta de Paulo aos cristãos na Galácia.



 Criação e DilúvioO seu entendimento sobre a Criação difere de muitos grupos criacionistas que crêem literalmente no que Génesis 1:1 textualmente diz. Isso significa que todo o Universo teve um "princípio", e a causa desse princípio foi o Deus Todo-poderoso. Acreditam que a Bíblia não dá qualquer datação sobre a origem do Universo nem do planeta Terra. Entendem que a expressão hebraica aqui usada para "dia", yohm, envolve milhares, milhões ou bilhões de anos. Os 6 "dias" criativos se refere ao longo período de tempo na preparação da Terra para vida humana, e não "dias" literais. Em Génesis 2:4 (NM), são englobados os 6 "dias" criativos no "o dia [em hebr. yohm] quando Jeová [YHVH] Deus criou a Terra e os céus." O livro bíblico de Génesis faz referência a 6 "dias" criativos concluídos e um sétimo "dia" ainda não terminado.



Não crêem na teoria moderna da evolução das espécies proposta por Charles Darwin segundo a seleção natural. Crêem na criação directa de cada espécie básica de plantas e de animais, que se reproduz "segundo a sua espécie". Crêem na progressiva evolução e adaptação dentro da "espécie", devido a condicionantes climáticas ou geográficas. Crêem na criação directa do primeiro casal humano, os únicos ancestrais da espécie humana. Crêem literalmente no relato da longevidade da humanidade antediluviana mencionada no livro de Génesis.



Crêem que o relato sobre o Dilúvio nos dias de Noé foi um facto real e teve uma extensão global. Sendo assim, o Dilúvio não foi uma grande inundação limitada à Mesopotâmia, mas choveu torrencialmente 40 dias e 40 noites sobre a Terra, submergindo toda coisa vivente e cobrindo todos os altos montes de então, tal como relatado no Gênesis. No espaço de cerca de 1 ano, teria sido formada toda a superfície da Terra tal como hoje a conhecemos. Incidentalmente, qualquer mudança na radiação alteraria a taxa de formação de substâncias radioactivas a tal ponto que invalidaria todas as datações antediluvianas.



 Alma, Morte e a RessurreiçãoCrêem que a morte da alma [em hebr. néfesh; em gr. psykhé] humana é consequência do pecado adâmico. Ocorre quando cessa no corpo o "espírito" [em hebr. rúahh; em gr. pneúma] ou força de vida. A morte não é uma passagem para um existência espiritual, mas o fim da existência da pessoa. (Conforme interpretação dada aos versículos de Eclesiastes 9:5, 10; Salmos 146:4) O ensino da imortalidade da alma não é verdadeira para as Testemunhas de Jeová. Crêem que qualquer manifestação de espíritos de alegadas pessoas já falecidas se devem à ação directa de anjos decaídos, ou demônios. Acreditam na esperança para os mortos que estão na memória de Deus serão ressuscitados. – João 5:28, 29; Atos 24:15.



Não concordam também com a existência de um inferno de fogo como lugar literal de tortura das pessoas iníquas. Consideram que, na Bíblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", Hades [termo grego] e Seol [ou Sheol, termo hebraico], têm mais o significado de "sepultura" ou "lugar dos mortos"; ou com a ideia de destruição e aniquilação eterna, no caso de Geena [termo grego]. De acordo com Atos 2:27, Jesus desceu ao Inferno (Hades ou Seol) e foi ressuscitado . As Testemunhas de Jeová não acreditam na predestinação pessoal. Cada pessoa tem livre arbítrio dado por Deus e é responsável por todos os actos que comete. No entanto, a morte é resultado do pecado original. Assim, após a ressurreição dos mortos, os pecados anteriores não lhes serão imputados mas poderão recomeçar a vida escolhendo voluntariamente servir a Deus e alcançar assim a salvação.



 Últimos Dias e o Fim do MundoVer artigo principal: Escatologia das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas crêem que vivemos no que a Bíblia chama de últimos dias que antecedem o dia do Armagedom, no qual o Reino de Deus de mil anos, às mãos de Jesus e de 144.000 humanos escolhidos será implantado sobre a Terra. Os adoradores de Jeová sobreviverão a essa conflagração mundial e poderão viver eternamente ao contrário dos que forem considerados merecedores da destruição eterna. Entendem a expressão "fim do mundo" como uma referência ao término e substituição do actual sistema de coisas, o que inclui a sociedade humana e as suas instituições e governos.



SalvaçãoSegundo as Testemunhas de Jeová, a Salvação é possível apenas pela benignidade imerecida [ou graça Divina], e não por qualquer mérito pessoal. Como "a fé sem obras está morta", é necessário mais do que apenas confessar a sua Fé em Deus e em Cristo, o Filho de Deus. (Tiago 2:24) É necessário aprender qual é a vontade de Deus e fazê-la. Apenas quem mantiver sua integridade até ao fim será salvo. (Mateus 10:22) Rejeitam a crença de uma "Salvação Universal". A salvação que resultará na vida eterna, abre duas perspectivas de vida futura: na terra como humanos e no céu como poderosas criaturas espirituais. Esta última esperança está aberta a um grupo limitado de 144.000 escolhidos.



Para alguém ser salvo, é necessário praticar os ensinamentos corretos. Segundo o seu entendimento, isso significa tornar-se uma Testemunha de Jeová ativa, pois segundo elas, é a única religião que aplica corretamente os ensinamentos bíblicos, incluindo o de Mateus 28:19,20 onde Jesus ordenou que seus discípulos pregassem a todos. Crêem que caberá à "grande multidão" internacional mencionada em Apocalipse 7:13,14 participar do propósito original de Deus ao criar os humanos na Terra. (Génesis 1:27,28) As Testemunhas crêem que essa "grande multidão" serão os cristãos fiéis vivos por ocasião da presença (ou vinda, em gr. parousia) invísivel de Cristo, que obterão a salvação através da sobrevivência a uma futura "grande tribulação" que culminará num Armagedom purificador, onde todos os governos humanos, junto com os seus apoiantes, serão removidos. (Mateus 24:21; Apocalipse 16:13-16; Daniel 2:44) A estes sobreviventes se juntarão os ressucitados que estiverem na memória de Deus e se tornarem cristãos fiéis. Acreditam que isso ocorrerá durante o Reinado Milenar, um período de mil anos onde o Reino de Deus executará o propósito divino para com a Terra e os seus habitantes. (Atos 24:15; João 5:28,29) No final do Reinado Milenar, os que não aproveitarem essa oportunidade serão então eliminados, junto com o Diabo e os seus anjos.



Reino de DeusAcreditam que o Reino de Deus - a Teocracia - é a única esperança para a humanidade. Afirmam seguir as instruções de Jesus relacionadas com este Reino, por orarem pela sua vinda e por anunciarem a sua proximidade. A pregação das Boas Novas do Reino, ou seja, a divulgação das notícias sobre o que o Reino fará em breve, é uma obrigação de todos os que se dizem cristãos. O reinado de mil anos literais sob a liderança de Cristo Jesus (ou seja, o Reino Messiânico), terá por objectivo conduzir à perfeição, física e mental, aqueles que sobreviverem ao fim da actual sociedade humana, bem como os muitos milhões que serão ressuscitados da morte. Crêem que o Reino de Deus é um governo real estabelecido no céu desde Outubro de 1914 e que em breve irá substituir o actual sistema de coisas, o que inclui todos os governos da Terra e os povos que os apoiam. Este governo exercido desde os céus, no domínio invísivel, exercerá uma influência positiva que resultará na produção de uma nova sociedade humana, na qual a Lei Divina prevalecerá (Apocalipse ou Revelação 12:7-12). Apesar das expectativas sobre quando isso ocorrerá, elas reconhecem que "o dia e a hora" só a Deus pertence (Mateus 24:42-44).



 Classe dos 144.000Crêem que um grupo de cento e quarenta e quatro mil homens e mulheres, cristãos ungidos com Espírito Santo, foram escolhidos para serem co-regentes com Jesus Cristo, durante um período de mil anos, no seu Reino Messiânico. (Revelação ou Apocalipse 5:9, 10; 14:1-4; 20:4) Para alcançarem essa recompensa, esses seguidores de Jesus necessitam de ser fiéis até à morte, sendo depois ressuscitados num corpo espiritual para assumirem a sua posição celestial e régia. Os membros desta classe começaram a ser escolhidos e ungidos por Jeová Deus a partir de festividade de Pentecostes de 33 EC, cinquenta dias após a morte e ascensão ao céu do ressuscitado Jesus. Em conjunto, passam a constituir um "pequeno rebanho" entre a totalidade dos verdadeiros adoradores de Jeová, limitado ao número literal de 144 mil homens e mulheres. (Lucas 12:32) Crêem que eles "nascem de novo" como adoptados Filhos de Deus e irmãos de Cristo, com a perspectiva de se tornarem seres espirituais imortais (João 3:3). Todos os deste grupo que estão vivos durante um determinado período da história, constituem a classe do "escravo fiel e discreto" que assume a responsabilidade de alimentar espiritualmente todos os crentes bem como orientar a obra de evangelização e cuidar dos demais interesses do Amo, Jesus Cristo (Mateus 24:45-47).



O que o Reino de Deus faráSegundo a sua interpretação de diversas profecias bíblicas, as Testemunhas crêem que quando o Reino de Deus exercer finalmente a sua influência sobre a Terra, após o Armagedom, o planeta Terra será conduzido à condição originalmente prevista por Deus antes do pecado de Adão e Eva. Toda a Terra acabará por tornar-se um paraíso global, sem fronteiras. Acabarão a escassez de géneros alimentícios e a inflação, porque "virá a haver bastante cereal na terra; no cume dos montes haverá superabundância". Crêem que Jeová fará novamente que "saia alimento da terra, e vinho que alegra o coração do homem mortal, para fazer a face brilhar com óleo, e pão que revigora o próprio coração do homem mortal" (Salmo 72:16; 104:14, 15 - NM). Não haverá problema com a distribuição de alimentos entre as nações, nem racionamento, nem filas para obter combustível. Os exploradores gananciosos terão desaparecido visto que toda a humanidade obedecerá à lei régia: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo", compartilhando uns com os outros as coisas segundo as necessidades (Tiago 2:8 - NM).



Além disso, acreditam que o Reino controlará as catástrofes naturais, tais como terremotos e furacões. Visto que imperará a justiça, o crime será erradicado tornando obsoletos os tribunais e as prisões. Em todo o domínio terrestre do Reino de Deus não haverá nada que prejudique, danifique ou arruíne (Isaías 11:6-9). Não mais serão necessários hospitais porque Jesus Cristo, aplicará o valor de seu sacrifício resgatador "para a cura das nações". Para as Testemunhas, os muitos milagres de cura e de ressurreição dos mortos, feitos por Jesus enquanto esteve na Terra, são apenas um pequeno indício do que ele realizará através do seu poderoso Reinado. Afirmam que até mesmo a condição da velhice e morte herdada pela humanidade será eliminada, citando a promessa bíblica de que "não haverá mais morte" (Revelação 21:4; 22:1, 2 - NM).



Crêem ainda que os cemitérios serão esvaziados ao cumprir-se a promessa de Jesus, de que os mortos "nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão". Tal como os que estiverem vivos então, eles terão a oportunidade de ser levados à perfeição humana, como súditos do Reino, aqui na Terra (João 5:28, 29).



Durante esse Reinado Milenar, Jesus Cristo na sua posição régia, junto com os 144 mil co-herdeiros do Reino, erguerão a humanidade à perfeição através da aplicação do mérito do sacrifício resgatador de Jesus Cristo. Durante essa época de ouro, Satanás e os seus demónios estarão aprisionados num estado de inactividade, mas serão finalmente libertos para uma última prova à humanidade então perfeita. Após isso, todos os inimigos de Deus, sejam seres espirituais ou humanos, serão então eliminados definitivamente. (Revelação ou Apocalipse 20:7-10, 14) Ficará então nas mãos de Deus determinar as novas tarefas para o enaltecido Jesus e os seus reis associados.



 Vida familiarDão grande valor à vida em família e estimulam fortemente a que se procure um cônjuge entre os que professam a mesma fé, ou seja, "casar somente no Senhor". (1 Coríntios 7:39) O namoro e o noivado são considerados como passos sérios para o casamento e, portanto, apenas deverão ser iniciados pelos que possuem idade suficiente para assumir os compromissos de um futuro casamento. Dão extrema importância à virgindade e castidade, sendo que a fornicação ou sexo pré-marital, ou mesmo demonstrações demasiado íntimas de afecto, são condenadas. A virgindade de rapazes e raparigas solteiros é altamente valorizada. No entanto, as relações sexuais legítimas, após o casamento, são consideradas honrosas e um dever do qual nenhum dos cônjuges deverá privar o seu companheiro. Relações amorosas com pessoas do mesmo sexo são consideradas um pecado grave contra as normas bíblicas.



Os filhos são considerados como uma bênção de Deus e, portanto, deverão ser educados segundo as normas encontradas na Bíblia. O aborto é claramente condenado, apesar de não terem qualquer objecção quanto a métodos anti-concepcionais não abortivos. Entendem que os filhos só devem ser baptizados por sua própria vontade e quando estes tiverem maturidade suficiente para efectuarem uma escolha em consciência. Assim, rejeitam a prática do baptismo de recém-nascidos ou o baptismo compulsório de adultos.



Para as Testemunhas de Jeová, a posição de cabeça (chefia ou liderança) da família pertence ao marido, cabendo-lhe a responsabilidade primária de cuidar da esposa e filhos em sentido material, emocional e espiritual. Entendem a chefia não apenas como um privilégio, mas sim como uma responsabilidade pela qual terão de prestar contas a Deus. Assim, o marido deve amar a esposa como ao seu próprio corpo, estando mesmo disposto a dar a vida por ela. O respeito da sua esposa não deve ser exigido mas sim merecido, devendo ser ele a dar o exemplo a ser seguido pelos da sua casa. Cabe-lhe ainda educar os seus filhos nos preceitos bíblicos. (Efésios 5:28 a 6:4)



 Posição e papel da mulher Mais informações: Posição e papel da mulher na Congregação

Baseando-se na Bíblia, as Testemunhas de Jeová entendem que a mulher foi criada directamente por Deus como ajudadora e complemento do homem. (Génesis 2:18) A chefia na família pertence ao marido, sendo que a esposa deve respeitá-lo como o cabeça da casa. No entanto, Jeová não concedeu ao marido a autoridade absoluta sobre a mulher. Tal como o seu marido, ela deve obediência primária a Deus (Efésios 5:22, 23; 1 Coríntios 11:3). A situação é a mesma, caso o marido não seja crente da mesma fé. Para as Testemunhas de Jeová, isto de modo algum rebaixa o papel e o valor da mulher cristã. Exige-se do marido que honre a sua esposa e espera-se que esta tenha participação nas decisões importantes da família, incluindo a educação dos filhos.



No entendimento das Testemunhas de Jeová, a Bíblia estabelece que os cargos de serviço nas congregações sejam exercidos apenas por cristãos(homens) batizados habilitados. (1 Timóteo 2:12, 13) Ainda assim, o trabalho das mulheres é altamente valorizado no serviço de pregação pública, visto que elas também são consideradas como ministros das boas novas, podendo pregar de casa em casa, como publicadora batizada ou não batizada, desde que considerada apta pelos membros da dianteira da congregação, após uma consideração com baso no livro "organizados". As mulheres podem participar nas reuniões com comentários e em demonstrações práticas de como efectuar a obra de pregação. Podem também participar em várias modalidades do serviço de Tempo Integral, como no serviço de Pioneiro ou Missionário.



 Conceito sobre divórcio e separaçãoConsideram que apenas a morte desfaz biblicamente os vínculos do casamento. Não partilham do conceito de Divórcio Legal. Entendem que o divórcio só é biblicamente permitido caso um dos cônjuges viole o pacto matrimonial por praticar relações sexuais fora do casamento (em grego porneía; Mateus 19:9). Neste caso, o cônjuge inocente poderá optar por se divorciar, ficando ambos livres para se casarem novamente com quem entenderem. No entanto, caso o cônjuge inocente decida perdoar o transgressor, reatando o relacionamento sexual, o casamento continuará a ser considerado válido.



Se um casal se separar sem ser pelo único motivo bíblico atrás mencionado, um ou ambos poderão deixar de ser considerados exemplares, perdendo, ou não podendo alcançar, certos privilégios de serviço na congregação. Uma excepção a isto poderá acontecer se uma Testemunha considerar que existem fortes motivos para a separação e divórcio, tais como a violência física, o perigo para a espiritualidade ou a recusa deliberada de sustentar a família ou o esbanjamento voluntário dos meios básicos de sobrevivência dos seus membros. No entanto, consideram que o laço do matrimónio ainda continua válido aos olhos de Deus, sendo que o divorciado por estes motivos não deverá casar de novo, enquanto não existirem motivos bíblicos que a libertem do seu compromisso matrimonial.



 Normas morais e religiosasVer artigo principal: Normas morais das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová encaram a sua religião como um modo de vida, sendo que todos os outros interesses, incluindo o emprego e a família, giram em torno da adoração exclusiva que prestam a Jeová, o seu Deus. Assim, não importam o que façam, tudo deverá ser influenciado pela decisão e juramento que tomaram de dedicar a sua vida incondicionalmente ao Deus que adoram. A Bíblia é encarada como um verdadeiro manual de aplicação prática e obrigatória em todos os campos da vida. Dão grande importância à conduta baseada no que consideram ser elevados padrões morais que afirmam encontrar nesse livro que consideram sagrado.



União mundial Mais informações: Conceito sobre nacionalismo, racismo e xenofobia

As Testemunhas de Jeová são bem conhecidas pelo seu empenho na obra de evangelização na maioria dos países da Terra. Elas podem ser encontradas visitando as pessoas nos seus lares e estabelecimentos ou abordando os que passam nas ruas ou em outros locais públicos. Este trabalho exige uma coordenação mundial notável, sendo que na maioria das suas congregações, milhões de pessoas escutam a mesma informação na mesma semana. Para isso contam com o maior parque gráfico do mundo capaz de imprimir a cada ano várias centenas de milhões de exemplares de revistas, brochuras, livros e Bíblias, em mais de 400 idiomas.



Orgulham-se da sua união mundial sendo que os seus ensinos são uniformes, independentemente do continente em que vivam. Assim, qualquer viajante poderá ter a certeza que encontrará a mesma instrução e os mesmos procedimentos em qualquer uma das cerca de 100.000 congregações em toda a Terra. Rejeitam o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, seja nacional, social ou outro. (Atos 10:34, 35). Consideram que o amor entre os membros deveria ser o sinal identificador da verdadeira religião (João 13:34, 35).



São estimulados a cuidar dos mais necessitados entre si, nomeadamente os mais jovens e os mais idosos. Possuem meios internos de providenciar auxílio em grande escala em caso de uma calamidade. Donativos voluntários, especialmente alimentos e roupa, são recolhidos e enviados de todo o mundo para as zonas afectadas. Equipas de voluntários são organizadas para prestar ajuda em zonas de catástrofe, disponibilizando meios e tempo para a reconstrução de moradias dos seus companheiros de adoração. Várias vezes, outras pessoas que não são Testemunhas também acabam por ser beneficiadas por estes programas de auxílio.



Outro trabalho voluntário que executam é o aprendizado de outros idiomas para alcançarem populações de estrangeiros emigrados. Além disso, mantêm um extenso programa de alfabetização nos países onde esta necessidade é mais sentida.



[editar] Algumas posições controversasVer artigo principal: Posições controversas das Testemunhas de Jeová

As Testemunhas de Jeová são uma organização mundial composta por mais de 7.500.000 membros activos[1] e são conhecidas pela sua actividade de evangelização de porta em porta e onde quer que haja pessoas. Afirmam basear as suas doutrinas na Bíblia e consideram que os seus procedimentos organizacionais, atitudes, ensinos e conduta são a restauração do Cristianismo instaurado por Jesus Cristo. Ainda assim, algumas das suas posições sobre certos assuntos têm sido considerados controversos, dentre as quais a impossibilidade para seus membros de fornecer ou receber sangue em transfusões médicas, a não comemoração de aniversário natalício, a rejeição de qualquer festa que tenha cunho religioso (tais como: Natal, Páscoa, etc.). Porém a principal controvérsia sobre as orientações seguidas pelas Testemunhas de Jeová é a crença de que seus ensinos estão exclusivamente baseados na Bíblia, se considerarmos o fato de que a mesma, foi um documento compilado e editado pela Igreja Católica para orientação e base de suas doutrinas e crenças




As Testemunhas de Jeová devem ser reconhecidas pelos seus “esforços de evangelização”. Provavelmente não há outro grupo religioso que seja mais fiel que as Testemunhas de Jeová em propagar a sua mensagem. Infelizmente, a mensagem está cheia de distorções, enganações e falsa doutrina. Que Deus abra os olhos das Testemunhas de Jeová para a verdade do Evangelho e para o verdadeiro ensinamento da Palavra de Deus.
Se quiser saber mais faça contato: Nextel  (19) 78307305  ID-37*112549